Coceira no corpo > Coceira no corpo

De alergia a ressecamento da pele, conheça as várias causas da coceira

por Redação

Há muitas causas possíveis para se ter coceira no corpo: alergias, reação a medicamentos, doenças gerais, distúrbios leves ou graves de nossa saúde, infestações por parasitas e, é claro, as picadas de insetos. Mas um dos motivos mais comuns é o ressecamento da pele.

Este ressecamento pode ocorrer tanto por fatores individuais, como pelas condições climáticas, como baixa umidade do ar, frio, sendo possível conseqüência de hábitos tais como banhos mais quentes e longos quando a temperatura está mais fresca. Nossa pele perde parte de sua lubrificação natural, pode chegar até a descamar levemente, ficando com aspecto áspero e seco. Essa espécie de renovação mais rápida ocasionada pelo ressecamento faz com que apareça a sensação de coceira. O ato de coçar, por sua vez, agrava ainda mais a agressão sofrida pela pele e podem surgir áreas de verdadeiro eczema com placas vermelhas, muito secas e irritadas.

Procure usar sabonetes suaves e com poder umectante, evite esfregar com bucha as áreas irritadas e capriche na hidratação logo após sair do banho

É freqüente a coceira pós-sol, que vem junto com o descascamento da pele, quando se passou dos limites no banho de sol. Mas não é difícil eliminar o problema. Procure usar sabonetes suaves e com poder umectante, evite esfregar com bucha as áreas irritadas e capriche na hidratação logo após sair do banho, assim você não precisa sacrificar seu momento de prazer diminuindo a temperatura da água. Aplique hidratantes encorpados à base de uréia, silicones, dimethicones, germe de trigo, óleo de avelã, de uva, manteigas, alantoina, pantenol.

Outras causas possíveis de coceira podem estar relacionadas às alergias, tanto a roupas, perfumes, bijuterias, tintas, sabonetes, como as alergias a alimentos e medicamentos. Doenças que merecem muito cuidado, como hepatites, tumores e infecções, também podem causar coceiras.

Assim, se a coceira persistir e não ceder facilmente, a providência correta a ser tomada é procurar um dermatologista que poderá receitar cremes de corticóide ou diagnosticar outras alterações.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter