Cabelos finos, o que fazer?

Quase todas querem alisar, mas cabelos muito lisos também são problema
por admin

Olá leitoras do Bolsa,

Esta semana vou falar sobre um tema que afeta muita gente, homens e mulheres, novos e idosos - o cabelo fino.

Muitas são as crenças e suposições quando se fala deste problema, mas vamos começar pelo inicio para melhor entender:

Os fios de cabelo são compostos por três camadas:

- Cutícula, responsável pela proteção do fio.

- Córtex, que dá cor, elasticidade, volume e força aos fios.

- Medula, porção central esponjosa do fio.

Os cabelos finos são resultantes de um córtex de pequeno diâmetro. Isso quase sempre é assim determinado geneticamente, mas existem algumas raras doenças e deficiências nutricionais que podem ocasioná-lo. Neste último caso, uma avaliação médica poderia detectar e tratar algumas dessas doenças, como o hipotireoidismo, caso muito constante, assim como o estresse também.

Se no seu caso nenhuma doença existir, aí sim há algumas dicas que podem ajudar a atenuar e disfarçar o problema, mas lembrando que, falamos de estética, ou seja, papo de salão:

1- O corte certo:

É o primeiro passo a ser dado. As pessoas com cabelos finos freqüentemente pensam que adicionar várias camadas ao corte lhes dará volume. Mas se as camadas forem curtas demais e o cabelo se posicionar ao redor da face, isso pode deixar o aspecto geral ainda mais sem vida. Aconselho deixá-los mais longo, com um corte em ondas de diversas camadas longas, que confiram e tirem proveito do movimento natural que os cabelos lisos tendem a ter, mesmo que finos. Se o corte deixar os fios se apoiando e dobrando sobre os ombros o efeito de volume é ainda melhor.

2- Os produtos adequados:

Pessoas com cabelos finos e lisos geralmente têm o couro cabeludo oleoso e devem lavá-lo diariamente com um xampu suave e um creme condicionador que adicione volume. Géis, mousses, cremes e séruns espessadores também podem ser usados para encorpar os fios. Cuide para que não contenham álcool, pois este torna os fios ainda mais finos e quebradiços ao removermos o produto.

Dica:

A linha doble body da marca Sebastian é excelente para encorpar os fios finos.

A linha Nioxin (shampoo, condicionador e espuma para o couro) é excelente para ajudar a produção de mais fios.

3- Acessórios:

Se for usar o secador, aplique-o inicialmente às raízes (podendo aplicar antes um produto levantador de raiz que pode ser encontrado em várias marcas nos salões de beleza) e usando a menor potência e temperatura mais fria possível, para obter mais volume sem ressecar em demasia. Chapinhas de cerâmica podem dar vida aos fios, mas não devem ser deixadas por mais de um segundo ou dois no mesmo ponto sob o risco de o calor excessivo danificar ainda mais os fios.

4- Procurando o médico:

Seu dermatologista procederá a uma investigação e, se precisar, fará uma análise microscópica do seu couro cabeludo para verificar se há necessidade ou possibilidade de um tratamento mais incisivo. Há medicações orais e tratamentos locais, inclusive lasers, que podem estimular o crescimento de fios mais numerosos e com mais volume. A mesoterapia capilar consiste na aplicação de produto no couro cabeludo através de micro injeções e tem um ótimo resultado.

Boa sorte e sucesso sempre,

Tiago Parente

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments