Tapete de hexágonos de tecido

por Gislaine Rabelo
Tapete-de-hexagonos-de-tecido5

O Tapete de hexágonos de tecido é feito de uma sucessão de blocos, sendo um artesanato muito simples para confecionar. Você pode conhecer mais trabalhos como estes em Magpies Laundry clicando AQUI.

Se não tiver um modelo de hexágono, basta separar um conjunto de “ferramentas” para fazê-los. Pegue um compasso e uma régua e faça seu próprio hexágono no tamanho que queira. Se não tem a mais mínima ideia de como fazer um haxágono, basta clicar aqui , e terá toda a instrução necessária.

Poderá fazer blocos pequenos, com dimensão de 30 X 30 centímetros. O importante é que recicle pedaços de tecido que não usa mais, que pode retirar de calças jeans, blusas, cortinas, etc.

Materiais:

  • Tecidos
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura
  • Alfinetes

Passo-a-passo

Usando o modelo que desenhou no papel, recorte o hexágono no tecido, lembrando-se de deixar pelo menos 1 centímetro em cada lado para fazer o acabamento. Para ser mais prático, já deixe as bordas de 1 centímetro viradas para dentro, e seguras com um alfinete.

Alinhave todos os lados presos pelos alfinetes. Para ficar mais bonito, o alinhavo deve ser espaçado. Depois que terminar esta etapa, faça outro hexágono, que por sua vez deve ser costurado nas costas deste, mas desta vez, com os pontos bem pequenos, deixando o mais invísivel possível.

Vá repetindo, e costurando um no outro, até conseguir o tamanho desejado, que pode ser com trinta, cinquenta, ou cem blocos.

Esta ideia, em específico, é para um tapete, mas essa técnica artesanal pode ser usada para fazer capas de almofadas, e para quem tiver muito tempo, e muita paciência, pode até fazer uma toalha de mesa, ou uma colcha para a cama.

Costuma-se dizer, até, que este artesanato é mais uma terapia. Quando é preciso “desanuviar” a cabeça, basta fazer blocos..., afinal, quem poderá determinar qual será o último bloco? 

  • tapete-de-hexagonos-de-tecido2
  • tapete-de-hexagonos-de-tecido3
  • tapete-de-hexagonos-de-tecido4

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments