Como abrir uma loja de artesanato

por Gislaine Rabelo

Após saber como abrir uma loja de artesanato, você poderá usar muitas das ideias deste trabalho para garantir uma renda financeira.

Este é um produto barato, e a maioria das pessoas adora dar e receber presentes deste estilo. Se você possui talento e criatividade, pode sim, considerar seriamente a possibilidade de abrir sua própria loja. E acredite: este é um grande negócio! A venda de artesanatos movimenta milhões, entre fornecedores do material para a confecção, entre aqueles que fabricam o próprio artesanato, e os que compram.

Pode ser desafiante, mas pode ser gratificante também.

O que é preciso para abrir uma loja de artesanato?

Primeiro você vai precisar de um local, depois definir quais os itens que serão vendidos, clientela alvo e os possíveis pontos de distribuição.

Em seguida, há que trabalhar o nicho de mercado que será o público do produto. Há inúmeras maneiras para vender artesanato, mas será bem mais seguro se entrar no mercado já tendo uma noção concreta sobre quais serão os consumidores. Assim, terá mais segurança sobre o destino do estoque inicial.

O seguinte passo é definir a metodologia de venda. Quer mesmo abrir uma loja real, ou quer apenas fazer a distribuição? Se quer a loja, e não possui capital, poderá buscar um financiamento. Os bancos e financeiras possuem várias opções para este tipo de negócio. Outra opção é conseguir o capital inicial com algum parente ou alguém que queira investir... De qualquer forma, esta é a fase mais difícil de todo o processo. Por outro lado, não é impossível, não desista!

Por exemplo, se quiser juntar o capital para abrir sua loja, uma boa opção é realizar workshops em sua casa. Faça uma vez por semana, e faça muita publicidade sobre o evento, distribuindo panfletos, anunciando aos amigos, familiares e vizinhos... Enfim, assim você poderá garantir um bom público para comprar seu artesanato e juntar seu dinheirinho.

Você pode ainda atuar como empresário/a de artesanato, ou seja, contacte lojas e artesãos, e seja o ponto de ligação entre fabricantes e comércio. Dessa forma você poderá ganhar comissões interessantes e não terá gastos para abrir o próprio negócio. Peças de artesanato também podem ser vendidas em boutiques, pense nisso.

Se você tem disponibilidade e tempo, monte uma banca em uma feira. Não só em sua cidade. Existem feiras grandiosas que ocorrem em todo o país, ou no seu estado, que podem ser uma ótima oportunidade para que abra seu próprio negócio de artesanato. Se não existe nenhuma feira na sua cidade, reuna os artesãos e comece uma.

Mas o grande negócio pode ser a venda on line. O mercado internauta no Brasil é um dos que mais crescem em todo o mundo. Contrate alguém para construir seu web site e comece a vender pela internet. Sua loja virtual pode fazer muito sucesso e você muito dinheiro!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments