Como pintar madeira para peças de artesanato

por Gislaine Rabelo
Como-pintar-madeira-para-peças-de-artesanato-1

Aprender como pintar madeira para peças de artesanato pode ser muito útil para dar vida à objetos decorativos, ou brinquedos.

Madeira pintada à mão, pode ser um presente divertido, e para saber como pintar a madeira, terá abaixo todos os passos.

Os objetos podem ser comprados em lojas de artesanato, ou encomendados on line.

Materiais:

Spray de tinta branca, própria para madeira
Tinta para madeira, acrílica, ou à base d`água (tinta acrílica é a mais usadoa para peças pequenas, ornamentais e para o artesanato em madeira)
Verniz
Pincéis em vários tamanhos
Panos limpos e água para limpeza
Lixa de granulação fina

Passo-a-passo:

Primeiro lixe a peça de madeira, à mão, até que a superfície esteja bem lisa. Há também a possibilidade de que queira trabalhar com uma superfície mais áspera, portanto lixe à medida. Limpe a peça com um pano molhado, para remover qualquer impureza.

Em seguida, pinte a peça com o spray, cobrindo toda a superfície. Espere que essa camada esteja seca, e aplique outra camada. Essa primeira mão de tinta vai permitir que possa pintar de maneira mais suave.

Já com a tinta acrílica, pinte primeiro as áreas que são maiores. Se, por exemplo, estiver pintando um carrinho de madeira, pinte o “corpo” do carro primeiro. Deixe secar. Em seguida verifique se quer passar mais uma mão.

Na sequência, passe aos detalhes. Usando os pincéis menores, comece a pintar as áreas pequenas. Caso estiver trabalhando com várias cores nos detalhes, espere que a tinta seque, antes de começar a pintar com outra cor, para evitar erros.

Se, por acidente, a tinta que estiver aplicando borre uma área já pintada, limpe rapidamente.

Guarde numa área protegida, para garantir que a tinta seque.

Depois que estiver completamente seco, passe uma camada de verniz. Além de dar um brilho extra, o verniz vai proteger a pintura. Se a peça for ficar exposta ao sol, escolha um verniz que já venha com proteção dos raios ultra violetas.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments