Como fazer caixas de mdf

por Beatriz Helena

Fazer peças em mdf, além de ser uma alternativa para um lucro extra, é uma ótima opção para organizar ou decorar ambientes. As opções são muitas, as peças podem ser gaveteiros, chaveiros, porta temperos, lixinhos, kits de cozinha, porta-retratos, porta joias, porta anéis, caixas com divisórias organizativas, caixa de chá e até oratório.

As técnicas de pintura em mdf são várias, mas algumas regras são básicas, como a pintura.

Leia também:
Decoupage em mdf
Artesanato em mdf

Como fazer patina com escova de lavar roupa

Como pintar mdf

caixa-mdf2.jpg

Materiais

  • Tinta acrílica na cor escolhida;
  • Pincel;
  • Lixa nº20;
  • Caixa ou peça escolhida;

Passo-a-passo

Lixando

Tire todas as imperfeições da peça com a lixa. É importante lixar a parte externa e a interna e se certificar de que não tem nenhuma parte grossa. Para peças menores ou cantinhos, o ideal é cortar a lixa em pedaços menores, isto facilita o trabalho.

Com um pano úmido, tire todo o pó.

Pintando

Comece a pintura pela parte externa, assim, quando for pintar a parte interna, não corre o risco de manchar a peça. Use o pincel em apenas um sentido, da direita para a esquerda, por exemplo, durante todo o processo.

Deixe secando. É possível acrescentar óleo secante nas tintas e reduzir o tempo de espera, mas é importante passar a segunda camada de tinta apenas quando a peça estiver completamente seca.

Antes de passar a segunda mão de tinta, lixe novamente. Este procedimento deixará a tinta com um aspecto desgastado, mas a segunda camada resolverá o problema.

Prepare a tinta e passe a segunda camada de tinta. É muito importante que o pincel seja passado no mesmo sentido. Nesta etapa, começar pela pintura interna é mais recomendado.

Decorando

Para decorar, vale usar a criatividade. Materiais de scrapbook são ótimas opções para trabalhos mais delicados, mas também vale usar tecidos, botões, recortes de livros e revistas, guardanapos decorados, papel de presente, fitas coloridas, apliques, miçangas, fotos e carimbos.

As técnicas de decoupage, craquelê, patina e marcheteria também são usadas e o resultado é lindo.

caixa-mdf3.jpg

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments