Dicas para fazer decoupage em MDF

por Claudia Lopes

Neste artigo você poderá ver algumas das principais dicas para fazer decoupagem em MDF. Esta é uma técnica simples e linda que lhe permite enfeitar objetos de muitas formas. Confira as dicas e poderá fazer qualquer tipo de aplicação de decoupage em madeira sempre que desejar.

Decoupage é uma técnica simples, prática e rápida, que pode ser utilizada com quase qualquer objeto. Essa técnica é composta simplesmente por aplicar-se uma colagem de imagens em uma caixa, um porta retratos, por exemplo. Se você tem algum objeto antigo, algo que não está ajudando muito na decoração, ou simplesmente está com vontade de tentar algo novo, essa é a chance! Vamos lá?

Materiais:

  • Caixa de madeira
  • Papel para decoupage
  • Cola para decoupage (Mod podge)
  • Lixa
  • Tesoura
  • Pincel
  • Verniz

Passo a passo:

Em primeiro lugar, vamos escolher o objeto de madeira. Iremos fazer decoupage em MDF, em um porta-joias, por exemplo. Certifique-se de que toda a superfície esteja lixada e limpa, sem resíduos ou sujeira. Escolha pequenos recortes do papel que quiser. Podem ser folhas de jornal, papel-cartão, papel de arroz, seda, selos, papel para decoupage ou até mesmo pedacinhos de tecido bem fininho. Quanto mais macio e maleável for o material, mais fácil será a aplicação.

Recorte pedaços do material escolhido para ser aplicado ou faça formas geométricas, padrões de jornal, conforme a sua imaginação. Se quiser pintar o objeto de madeira, você deve fazer isso antes de colar qualquer coisa nele. Para isso, use cola especial para madeira; poderá comprá-la em qualquer loja de material para artesanatos. Organize como quer que fique a arte final e depois que tudo estiver à mão, é hora de começar a brincadeira!

A cola especial para decoupagem nada mais é do que uma proporção de 50% de cola e 50% de água para facilitar o trabalho; nós já lhe mostramos como fazer mod podge em casa, pelo qual não deixe de conferir o post. Se puder optar por selantes específicos, é possível aplicá-los na colagem e servem como impermeabilizante. Em seguida, cole pedaço por pedaço na sua peça, reduzindo as bolhas de ar e os vincos passando levemente os dedos. Muito cuidado para não rasgar o papel! Repita o procedimento com cada pedacinho.

Dicas-para-fazer-decoupagem-em-MDF-2.jpg

Você pode ver nas fotos que foram coladas flores sobre as caixas. Nesses casos, foram usados papeis com a estampa de flores. Para usá-los, recorte as flores pelo seu contorno e depois cole sobre a madeira. O passo a passo é o mesmo, a diferencia é o desenho no papel.

Depois de ter coberto todo o objeto e que a cola estiver completamente seca, devemos passar uma camada de verniz ou laca. Essa etapa serve para proteger o trabalho, impedir que os recortes sejam danificados e dar à peça um lindo acabamento. Espere a primeira camada secar e aplique a segunda. A boa aplicação do verniz é um passo muito importante.

Quando o verniz secar, vamos dar uma lixadinha na peça para remover imperfeições, mas use a lixa mais fina que tiver e suavemente. Usamos um pano úmido para remover os resíduos. Se quiser repetir o processo, a aparência do decoupage é criada por várias camadas de selante que são aplicadas uma sobre a outra. Não se esqueça de sempre esperar a camada anterior secar antes de aplicar a seguinte. Quando nossa última camada secar, está pronto! Temos uma peça nova, original e linda!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments