Como fazer uma colcha de patchwork

por Bah

Hoje OArtesanato traz para vocês uma dica de um trabalho muito lindo e útil para todas nós. Vamos aprender como fazer uma colcha de patchwork, que é aquela colcha com retalhos de tecidos.

Esse é um artesanato que costuma levar um pouco mais de tempo e necessita mais trabalho, porém não é difícil de fazer e você pode usar restos de tecidos que tem em casa e não via utilidade para eles ou mesmo comprar alguns tecidos que combinem entre si. Vale usar a criatividade para que fique bem divertido!

Materiais:

  • Retalhos de tecidos
  • Tesoura
  • Máquina de costurar ou agulha e linha
  • Enchimento para colchas
  • Tecido para fazer o fundo da colcha

Passo a passo:

Depois que você tiver os tecidos escolhidos, comece a cortá-los em quadrados de 8x8 cm. Você pode escolher as cores que quiser, elas não precisam combinar muito, apenas ficará mais bonito se houver harmonia entre o tecidos escolhidos.

Quando você tiver a quantidade de quadrados necessária para a medida da sua colcha de retalhos, espalhe todos eles pelo chão para que você possa ver o tamanho aproximado da sua colcha e também para que possa definir o desenho dela. Alinhe todos e arrume da forma que achar mais bonito.

Para começar a costurar, pegue uma coluna de tecido e coloque-os um sobre o outro, na mesma sequência que você deixou montada no chão. Em seguida costure todos os tecidos, formando uma tira única. Repita isso em todas as outras colunas.

como-fazer-uma-colcha-de-patchwork-1.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-2.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-3.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-4.jpg

Para fazer a borda da colcha, você deverá cortar duas tiras de tecido que deverão ser grandes o suficiente para cobrir as bordas exteriores da colcha. Você pode fazer um comprimento contínuo e simplesmente costurar na borda externa da colcha.

Feito isso, passe para o preenchimento da colcha. Escolha o tipo de enchimento que você preferir e corte-o no tamanho que você precisa. Certifique-se apenas de ele ser um pouco maior que a área de retalhos, pois você precisará preencher as bordas também.

Em seguida, faça três camadas de tecido: a colcha de retalhos, o enchimento e o pano que fará o revestimento; e custure as bordas, dando formato a sua colcha.

como-fazer-uma-colcha-de-patchwork-5.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-6.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-7.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-8.jpg

Quando todas as bordas estiverem unidas, faça o acabamento da sua colcha de patchwork, costurando linhas cruzadas em formado de "x" em cada quadrado.

como-fazer-uma-colcha-de-patchwork-10.jpg

E está pronta para usar a sua colcha de retalhos. É um trabalho um pouco mais demorado e difícil do que o que costumamos mostrar, mas vale muito a pena pelo resultado final. Espero que aproveitem!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments