Quarto do casal: 10 dicas de decoração

Otimizar o espaço e criar uma atmosfera romântica são itens importantes

por Marianna Feiteiro

A decoração do quarto de casal, ao mesmo tempo que deve ser prática e organizada, para facilitar a vida a dois, precisa ser aconchegante e romântica, garantindo que o casal se lembre sempre de separar um tempinho a sós.

Leia também:
Móveis restaurados dão singularidade ao ambiente
Faça sua casa parecer maior com truques de decoração
Móveis revestidos com papel de parede inovam a decoração

Justamente por abrigar roupas e objetos de duas pessoas, o quarto de casal pode acabar ficando um pouco “congestionado”. Neste caso, móveis que economizam e otimizam espaços são muito bem vindos. Além disso, é muito importante manter armários, gavetas e cômodas bem organizados e delimitar o espaço de cada um, a fim de evitar confusões e perda de tempo desnecessária.

Como decorar um quarto de casal

1 – Abajur. Cada um tem sua rotina: ele pode gostar de dormir cedo enquanto ela tem o hábito de ler na cama até tarde. Por isso, é importante garantir que cada um tenha sua iluminação própria e não incomode o outro. Se faltar espaço, a peça pode ser presa na parede.

2 – Criado-mudo. Da mesma forma, é legal que cada um tenha o seu.  O móvel é importante para manter à mão os produtos de maior utilidade, como livros, notebook, óculos, despertador, etc. O ideal é ter um de cada lado da cama. Se não houver espaço, invista em prateleiras na parede. Não se esqueça de instalar tomadas também dos dois lados, para que ambos possam recarregar o celular ou outros aparelhos ao mesmo tempo.

É importante ter um criado-mudo e abajur de cada lado da cama para garantir maior praticidade ao casal. Crédito: Shutterstock

É importante ter um criado-mudo e abajur de cada lado da cama para garantir maior praticidade ao casal. Crédito: Shutterstock

3 – Cortina black out. Essa dica é para que o casal consiga criar um clima aconchegante e romântico quando quiser se desligar do mundo e ter um momento a sós.

4 – Iluminação indireta. E se o assunto é romantismo, nada como luzes indiretas. O jogo de luz e sombra que elas criam no quarto fica supercharmoso e convidativo, além de ser uma excelente estratégia de decoração para ser usada em cima de quadros, fotografias e espelhos.

5 – Armário. Além de organizado e devidamente separado entre o lado dele e dela, o armário deve ser compatível com o tamanho do quarto, afinal, é o móvel que mais ocupa espaço. Invista na peça embutida e com portas de correr, que é moderna e discreta, além de poupar boa parte do cômodo.

6 – Cama. A cama tipo box também é uma boa pedida para os quartos com problema de espaço, já que não possui armação ou cabeceira. Invista no colchão do tamanho casal, que é bem menor que o king size.

7 – Espelho. A peça é essencial na decoração do quarto – especialmente para as mulheres e homens vaidosos. No entanto, não é recomendado instalar espelhos de frente para a cama ou mesmo na lateral, na altura da cabeceira. Pode acontecer de a pessoa acordar de madrugada, dar de cara com o espelho e tomar um baita susto ao ver “outra pessoa” se mexendo do outro lado do quarto. Uma dica é instalar o aparato na parede onde fica encostada a cama, evitando esse problema.

Um pufe baú ao pé da cama facilita o dia a dia do casal, ajuda a organizar o quarto e confere um charme a mais. Crédito: Shutterstock

Um pufe baú ao pé da cama facilita o dia a dia do casal, ajuda a organizar o quarto e confere um charme extra. Crédito: Shutterstock

8 – Poltrona. É legal investir em pelo menos uma no quarto. Se houver bastante espaço, um pufe baú ao pé da cama é ainda melhor. Essas peças são especialmente interessantes no quarto do casal para que um dos dois consiga se trocar pela manhã sem remexer toda a cama enquanto o outro está dormindo. Ela também serve para acomodar as almofadas que ficam em cima da cama e organizar o cômodo.

9 – Banheiro. Assim como no armário de roupas, é muito importante manter espaços separados para guardar os itens de cada um. Pode parecer uma medida simples, mas garante maior organização e evita que você gaste tempo tentando encontrar produtos. Uma gaveta pode ser destinada para armazenar itens que os dois usam, como sabonete, pasta de dentes, etc.

10 – Neutralidade. Muitos casais conseguem encontrar um estilo próprio que agrade ambos. Porém, no geral, é melhor investir nos tons sóbrios ou no estilo clean para não correr o risco de deixar o cômodo afeminado ou masculinizado demais e acabar desagradando um dos lados. A decoração em tons claros, com elementos em branco, bege e cinza, a combinação clássica do preto com o branco e a composição em tons terrosos são apostas certeiras que agradam praticamente todos os gostos. Além disso, são estilos chiques, que nunca saem de moda. A dica vale para tanto para móveis e artigos de decoração como para roupas de cama e papéis de parede.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter