Pesquisa mostra que homens mentem mais do que mulheres

Especialista diz que pequenas mentirinhas são válidas para evitar discussões
por Mariana Bueno

Os homens contam mais mentiras que mulheres. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela loja on-line HushHush com mais de 2,5 mil pessoas. O número não é preciso, uma vez que os dados se diferenciam muito de uma pesquisa para outra dependendo do local em que foram levantadas. Mas, no geral, giram em torno de três a seis mentiras por dia para homens e uma a três para mulheres. Entre as mais contadas estão algumas que já podem ser consideradas clássicas, como 'sim, fiz o que você pediu', 'já estou chegando' e 'não vi suas ligações/mensagens'. "É uma forma de não levar uma discussão adiante, ou mesmo não iniciar uma, já que algumas informações parecem irrelevantes e só provocariam desgastes, segundo a grande maioria dos homens", diz o psicólogo e coaching amoroso da agência Free Love Rafael Wagner.

Leia também:

Falta de diálogo? Birras? Veja os erros mais comuns que os casais cometem

Ele está te traindo? Psicóloga ensina a identificar os sinais

Idealizar demais pode acabar atrapalhando o relacionamento

Ele diz que todos mentem, tanto homens quanto mulheres, sempre na intenção de manter uma certa ordem, seja no relacionamento amoroso, profissional ou familiar. "É um jeito de manter as outras pessoas mais calmas diante de situações que poderiam ser conflitantes. É necessário que se digam certas mentirinhas como uma estratégia de convívio social. A mulher pode, por exemplo, dizer que pagou bem menos por aquele vestido como uma forma de não parecer uma esbanjadora ou passar a imagem de futilidade. Se em todas essas situações a verdade 'nua e crua' fosse dita, provavelmente a estabilidade humana cairia muito em suas relações", afirma.

De acordo com o especialista, o ciúme no relacionamento vai obrigatoriamente fazer com que o parceiro conte algumas mentiras a mais. "Se uma mulher que vive bisbilhotando o celular do namorado quando tem oportunidade, ele sabe que qualquer motivo os fará brigar. Por isso vai mentir quando questionado da nova secretária, mesmo que ela seja linda, irá dizer que nem 'reparou tanto assim', pois é um meio de evitar uma discussão ou até um prolongamento de uma situação que pode não ter tanta importância", afirma.

Para lidar com as mentiras, ele sugere expressar sempre seu ponto de vista, começando com sugestões de que se fosse o inverso daquilo que a pessoa está contando, não teria problema. "Diga que entende e que a conversa era para dialogarem, deixar em pratos limpos, independente dos assuntos e motivos que fossem expostos. Deixar a outra parte segura pode fazer com que ela conte a verdade, divida com você. Pense se a outra parte também não tem razão de esconder e questione qual seria sua postura se fosse o inverso", orienta.

Porém, se as mentiras são exageradas e passam a prejudicar, é preciso ficar alerta. "Algumas pessoas mentem compulsivamente, independente de estarem ou não preocupadas com você, por isso não permita esse tipo de situação se perceber que se tornou corriqueira. Mentirinhas devem ser desconsideradas, mas aquelas que interferem na relação não podem ser toleradas, especialmente quando envolvem família ou a situação financeira. Nesses casos, deve-se chegar a um acordo utilizando da verdade nessas ocasiões. Conversar ainda é a melhor opção", afirma.

Quer saber se você entende a cabeça dos homens? Faça o teste e descubra:

Você entende a cabeça dos homens?

Certamente você já ouviu algum homem dizer que não compreende as mulheres. Mas os homens também não vêm com manual de instruções. Entendê-los pode não ser tão fácil. Principalmente quando tem coração e sexo no meio. Você é uma expert no assunto "homem"? Faça o teste e descubra o quanto você conhece do universo masculino!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments