Novamente, amor

É possível reviver uma grande paixão? Para alguns casais, foi!

por Redação

"Paixão antiga sempre mexe com a gente é tão difícil esquecer / Basta um encontro por acaso e pronto, começa tudo outra vez". Nos versos da música "Paixão Antiga", cantada por Tim Maia, é fácil entender porque muita gente por aí escolhe um amor antigo para ser revivido. Afinal, quem não gostaria de ter mais uma vez momentos felizes com aquela paixão do passado? Mas será que vale tentar novamente?

Para alguns, o reencontro com um antigo amor é a chance de viver feliz para sempre. Aquela pessoa com quem o relacionamento não deu certo da primeira vez pode ser o caminho para encontrar a verdadeira felicidade. Pelo menos foi assim com Daiana Vargas, 24 anos, que namorou e foi noiva por seis anos de Fábio Ferreira, de 30. Um dia o encanto parecia ter acabado. O casal decidiu se separar e desfazer de todo o enxoval. "Ficamos três anos separados. Eu namorei outros rapazes, mas não consegui me apaixonar por ninguém", conta Daiana.

Depois da experiência em outras relações, a pessoa já amadureceu o suficiente para entender os defeitos do outro

O amadurecimento é a palavra-chave para definir este vai e volta no relacionamento, na opinião do psicanalista Luiz Alberto Py. Por alguma imaturidade, as pessoas não conseguem ficar bem. Quando se reencontram, descobrem um amor, um gostar recíproco. Desvendam um lado positivo da relação muito forte que não tinha se revelado antes.

Foi aí que ela resolveu dar uma nova oportunidade ao ex-noivo. "Cansei de não gostar de ninguém. Resolvi voltar para ele na esperança de que ele me reconquistasse e eu voltasse a sentir o que eu sentia antes", completa.

Há um ano o casal tenta uma vida nova. Para Fábio, os três anos em que passaram dando um ‘tempo' serviram para os dois repensarem melhor e se decidirem. "Acho que, na primeira fase do relacionamento, nós éramos muito imaturos. Agora sabemos lidar melhor com as crises", diz ele.

O que pode estragar a relação num primeiro momento é a falta de maturidade para relevar defeitos. Para um relacionamento dar certo, o casal tem que ter tolerância um com o outro. "Depois da experiência em outras relações, a pessoa já amadureceu o suficiente para entender os defeitos do outro. Assim, quando o casal se reencontra, se acerta", explica o psicanalista.

O tempo, no caso da jornalista Alessandra Guedes, 28 anos, agiu diferente. Ela namorou por dois anos e, depois de diversas brigas, rompeu o relacionamento. O tempo de separação durou pouco: apenas seis meses. Ambos ficaram com outras pessoas, mas depois acabaram decidindo voltar.

Mas a segunda fase do namoro não durou nem dois anos. Alessandra conta que acreditava que o tempo fosse ajudar, mas não foi bem assim: "Quando voltamos não aconteceu nada de diferente. Só ficou na promessa mesmo", desabafa. Há um mês o casal se separou novamente. "Não foi bom ter voltado. Cometemos os mesmos erros. Foi como se não tivesse havido nenhuma separação", conta. Desta vez ela não acredita mais que o tempo possa ajudar. "Jamais voltarei para ele. Errar uma vez é perdoável, mas duas já é burrice!", completa.

Luiz Alberto Py, no entanto, afirma que, quando não dá certo na segunda vez, é porque ainda falta amadurecimento. "A pessoa não consegue ter uma visão de valores. Vê mais defeitos que qualidades. É necessário ter tempo para amadurecer e usar bem a experiência de vida desse tempo".

Com a aposentada Leda Sacramento, de 52 anos, aconteceu um fato inusitado: ela casou-se duas vezes com o mesmo marido. O primeiro casamento durou 11 anos. Depois de muitas brigas provocadas por ciúmes de seu companheiro, o casal decidiu se divorciar. Após um ano de separação, resolveram retomar a união. "Eu disse que só voltaria se fosse para viver do meu jeito. E ele aceitou", conta.

Mas foi preciso viver juntos por mais 13 anos para se casarem de papel passado novamente. Segundo Leda, na época, os dois eram o terceiro casal do Rio de Janeiro a procurar o fórum para um segundo casamento com a mesma pessoa. "A juíza perguntou por que ele estava se casando novamente comigo e ele respondeu que não sabia que me amava tanto", conta a aposentada.

Para Leda, a experiência de se casar novamente com a mesma pessoa foi tão prazerosa que está disposta a se casar mais uma vez. "Se eu voltasse a ser solteira, casaria com ele certamente. E se fosse preciso casaria pela terceira vez também", brinca ela.

Comentários

  1. disse:

    Então, eu estou vivendo uma segunda paixão, com meu primeiro namorado. nos separamos a 27 anos atras. eu me casei, tive 3 filhos lindo, ele tbm se casou e teve 2 filhos tbm lindo. Me separei depois de 19 anos de casada e ele depois de 20 anos de casado. Nunca tinhamos nos encontrado neste período. Ele disse q me viu grávida, mas q eu não o ví. Hj estamos casados e vivendo um grande amor. Daqueles bem quente e maduro. Estamos muito felizes. Parece conto de fada.

  2. disse:

    Nossa, que coisa boa, isto me dá esperanças de que aconteça também comigo.

  3. disse:

    Que coisa maravilhosa mesmo e prova q realmente nada separa um grande amor!
    E qndu esta esta escrito, o tempo ñ separa, felicidades!!

  4. disse:

    O VERDADEIRO AMOR NUNCA SE ESQUECE, MAS TB NÃO SOFRO POR UM RELACIONAMENTO DE NÃO DEU CERTO!!!!!!DEVEMOS ESTR SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA OAMOR

  5. disse:

    que história mais fofa!! fico feliz por vc espero que continue assim com esse pique todo..

  6. lindinha93 disse:

    que deus abençõe esta união,e que dure p/ sempre
    eu creio que um dia tbm viverei um amor assim
    vou orar muito por vc pra que esse amor creça a cada dia
    bjos (CL) :> :) ) :D :) :-O (A) (H)

  7. disse:

    achei lindo sua história.parabéns tudo de bom pra vcs.bjs

  8. disse:

    fico encantada com a tua história. eu encontrei o grande amor da minha juventude passados trinta anos. manda-me mails lindos… umas vezes responde-me outras não ao que lhe escrevo. mantém-se num rigoroso silêncio. quando nos encontrámos a 1ª e única vez foi em setembro de 2006 até hoje nunca mais, vi e senti que ficou feliz e que me apreciou. depois disso só manda os tais mails maravilhosos ou então pergunta como vai o astral!!!! fico feliz por viverem o maior amor das vossas vidas! não tenho inveja, acreditem. mas quem não gostaria de viver um grande amor mesmo na casa dos 50 anos? eu adoraria, mas com ele….. bjos, tudo de bom para sempre.

  9. disse:

    atualmente estou sofrendo muito pois tentei da uma segunda chace oa meu casamento só q/ deu tudo errado e ele ñ faz nada para munda e diz q/ tenho q/ aguenta agora gostaria muito de fica com ele mais ñ temos mais tenzão um pelo outro adoraria encontra outra pessoa mais esta muito dificil pois tenho duas filha adolencentes, gostaria muito de da uma virada em minha vida ñ tenho amigas talvés por q/ só quiz mim dedica a esse casamento q/ na vardade foi sempre um fracasso. ele quando ele esta em casa mal fala comigo, ñ reparar em mim posso vestir ouro em pó ele nem liga saio sem dá a minima ele ñ esta nem ai, sofro muito com a indiferença dele pois adoraria que meu casmento fosse duradouro. pinto o cabelo ele nem reparar. gostaria muito de ser notada gostaria de mim sentir amanda. :,( :,( (H)

  10. disse:

    Vai acontecer sim. Se não que nem o meu caso , será diferente mas tbm muito bonito. abraços

  11. disse:

    Obrigada por tudo. abraços

  12. disse:

    É isso mesmo, tatinha. Precisamos sempre estar aberto para coisas novas que a vida oferece. abraços

  13. disse:

    Obrigada. Tbm quero muito q minha vida continue assim como está. E espero q todas essas mulheres de bem com a vida alcancem seus objetivos. abaços

  14. disse:

    Obrigada por tudo. Tbm vou rezer para q vc realize seus sonhos. bjs

  15. disse:

    Obrigada. Tudo de bom para vc.

  16. disse:

    Sabe, vc deve continuar saindo, se divertindo, que sua hora de ser feliz vai chegar. bjs

  17. disse:

    Pule esta pagina de sua vida. Ele não te merece. Vá viver outras histórias, Seja feliz, o seu grande amor ainda vai chegar. bjs

  18. disse:

    olha galera, eu sou prova viva de que um tempo faz o amadurecimento… namorei 2 anos, fiquei terminada 6 meses e em 16 de maio comemoro 3 anos, mais apaixonada do que nunca, e sem lembrar que terminei um dia… to pensando sinceramente em casar… alguns erros estamos concertando ate hoje mas o nosso amor e tao grande que estamos conseguindo vencer… e isso ai….. t+ ;)

  19. disse:

    sua historia e linda…. que Deus continue te abeçoando pra q voce seja muito feliz….

  20. disse:

    Tentei reviver um amor de 10 anos atrás…eu e ele tinhámos 20 anos e ele me não foi legal comigo na época, me chifrou, mentiu e tal…dps disso ficamos umas vezes e ele sempre tentava voltar, mas eu não voltava pq tinha medo dele me fazer sofrer novamente, agora dps de 10 anos resolvi da uma chance…tudo q sentia e até mais voltou…mas ele agiu da mesma forma de anos atrás, mentiu, chifrou e tal, mas acontece q agora ambos tem 30 anos e não me permito passar por isso de novo…sofri de novo, mas já estou superando… Por isso gosto muito desta frase: “Nunca se pode reviver nada, pois será, na melhor das hipoteses uma cópia empobrecida do original”… Serve pra mim!!! :,(

  21. disse:

    Nossa uma historia linda, espero do fundo do coração que eles sejam realmente felizes. Na minha vida nao deu certo mais espero que na deles de.Desejo muitas elicidades que e eles sabem o que um ao outro tem de melhor e aproveitem. Beijossss de uma pessoa que os admiram pela coragem de reviver um antigo amor.

  22. disse:

    E isso aí garota. Seja muito feliz. bjs

  23. disse:

    Eu estou para encontrar um ex-namorado que eu nao via há muito tempo ( 8 anos, acreditem se quiser!), isso pq moramos em cidades vizinhas…rs
    Eu o namorei por apenas 2 meses, mas foi aquela paixao! Pra vcs terem uma ideia, quando terminamos ( pq ele tinha se apaixonado por uma mulher 10 anos mais velha ) eu ainda fiquei gostando dele por mais uns dois, tres anos. Eles se casaram, tiveram um filho que hj tem 6 anos e eu continuei com a minha vida…fui pro exterior, estudar ingles e até conheci um cara lá que eu achei que tinha me apaixonado…Nossa! Minha vida é uma confusao! Depois voltei pro Brasil e continuei minha vida, conhecendo outros caras, saindo de balada, etc… Até que conheci meu atual namorado, com quem estou há 4 anos e meio ( porém sem amar) e tivemos um bebe em 2004. Quando nasceu eu achei que fosse me apaixonar por ele, pois estava apaixonada pelo meu lado de mae, mas nao aconteceu…
    Aí eu comecei a trabalhar na mesma empresa que um irmao dele ( por coincidencia) e aquilo tudo que eu sentia foi voltando aos poucos e pedi que ele falasse para ele que eu estava querendo reencontrá-lo para entender algumas coisas e ele o fez e assim está marcado para nos encontrarmos nova mente, estou morrendo de medo e de ansiedade. Nem consigo dormir nem comer ( detalhe: ele tem uma namoradinha de 2 meses e eu o meu de 4 anos e meio). Tomara que de tudo certo, pq se der, serei muito feliz!

  24. disse:

    ha dois meses termeinei um relacionamento relampago com uma pessoa muito diferente de tudo que eu acreditava ser o ideal para mim, ele foi casado durante 20 anos passou dois anos e oito meses separado e apos terminarmos reatou com sua esposa o pior de toda essa situação é que me arrependi de ter acabado tudo e quando pensei em reatar jaera tarde demais….. Será que seremos felizes separados um dia acreditei que nunca o amei, hoje sofro em silencio com o desejo de tê-lo novamente e saber que será impossivel….. :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,( :,(

  25. disse:

    Adorei o assunto:Novamente,amor! pois já vivi uma situação como esta.O problema que hoje ele não esta mais entre nós.
    Caso ele estivesse viveria tudo novamente “meu Amor Verdadeiro”.
    Bjs!!!!!!!! =((

  26. disse:

    Muito boa a matéria, afinal eu tbm já vivi algo semelhante. Fiquei separada por três anos e quando
    decidimos voltar parecia que já estávamos mais amadurecidos e consciente do que queríamos.
    Bem, da minha parte eu tinha certeza disso, mas ele já tinha se transformado num alcolátra e vivi mais dois anos
    em função dele, cuidando, dando toda atenção… foi quando percebi que estava me desgastando e deixando de viver a minha vida por uma pessoa que não tinha a mínima vontade de se restabalecer, colquei um ponto final e agora sei que na segunda separação ganhei mais amadurecimento ainda, ao ponto de não cometer o mesmo erro.
    Ainda mantenho um sentimento por ele, um carinho, um zelo… mas nada que me faça tentar de novo. Já tenho
    um novo amor e com a experiência que adiquiri percebo uma facilidade em lidar com essa pessoa, que por ironia tem o mesmo gênio. :>

  27. disse:

    É como diz o ditado: “O que é pra ser, será!!!”. Acredito sempre no destino! ;)

  28. disse:

    eu ano passado revivi uma historia, foram so 4 meses mas foram os melhores. ja passou um ano que nao tenho contato fisico com ele, somente msn e email
    e sempre achei que iamos dar certo de novo.
    mas ano passado descobri que ele tava namorando outra mulher aidna ficando comigo.
    ja tem 2 semanas que ele se casou…e ontem ele me mandou um e mail dizendo que tava com saudades e o quanto foi estupido e covarde comigo. logo depois ele entrou no msn…..e perguntei e ele disse que ta com saudades de mim e que sente um idiota por nao ter tentado mais comigo pq nao se achava homem suficiente para mim. e eu disse sempre te falei desse teu medo, vc pode achar isso, mas eu queria vc como homem.
    ai perguntei a quanto tempo vc vem pensado nisso ele disse a 2 meses.
    so respondi nao entendo entao pq se casou………enfim

    as vezes penso que eu e ele teremos mais uma oportunidade, eu o conheço a 13 anos ( entre amizade e namoro ) e sei que ele nao ta feliz com essa mulher.
    acho que ele precisa amadureçer mais um pouco………..ja tentei gostar de outro mas nao consigo

  29. disse:

    Nossa cada história linda, quem sabe um dia eu também possa contá-la mas com um Final Feliz!!!

    E Viva o Amor !!!!

    E as histórias destes casais provam que o Amor e a Paixão não tem idade.

    (L) :) ) :D (L)

  30. disse:

    No que se trata de FELICIDADE, concordo que não há vergonha, constragimento, nem problema em se envestir numa “paixão antiga”, é claro que não é o meu caso, já que AS MINHAS PAIXÕES ANTIGAS; ou estão namorando, ou estão casadas… Mas para quem tem chance !!!Por que não?!!! No meu caso é só uma nova paixão mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. disse:

    Se tratando de FELICIDADE, realmente não há nenhum problema, constrangimento, vergonha (…)em investir numa PAIXÃO ANTIGA. O que importa [B]é se dar a chance de ser feliz[/B] , estar feliz e fazer alguém feliz!!! (L)

  32. disse:

    nem me fale……….ainda to pensando……uma paixao antiga….que se casou e ontem ele….me escreveu dizendo que foi muito burro em me perder………..e sente minha falta……….
    aff sinto o mesmo…….mas sei que ele ta casado………….e sinto que ele nao ta feliz no casamento
    nao sei o que faço e ele quer me ver

  33. disse:

    [I]oiii q historia linda!!!parece de cinema!!!felicidade pr vc!!!![/I] (L)

  34. disse:

    Que legal essa historia realmente é algo bem interessante ,espero que aconteça o mesmo comigo tbm!pois depois de quase dois anos o meu ex tbm esta se reaproximando de min e pedindo p/tetarmos novamente,ainda estou em dúvida. (CL) :) )

  35. Pauloka80 disse:

    Achei bem legal essas histórias e a reportagem apareceu justamente quando esta acontecendo o mesmo comigo! Nós ficamos juntos seis anos e tivemos 3 filhos depois e separamos, depois de três anos separados eu tive outro filho co outra pessoa e ele teve várias outras pessoas rsrsrs, mais sempre pediu pra voltarmos eu nunca quis, mais agora que estamos juntos denovo tem sido os menlhores momentos….estou muito feliz e acho agora vai dar certo!!!! :) ) (L)

  36. Pauloka80 disse:

    Concordo plenamente …..abraços

  37. liliett disse:

    Mude a situação minha linda. Existem coisas que só depende de nós. Se não está dando certo, porque continuar se martirizar, sofrer, perder momentos tão importantes da vida? Viva porque a vida é uma só. Faça amigos, saia com os filhos, leia, pense mais em vc. Não se deixe sequestrar por ninguém. Deus a ama muito. E vc precisa também se amar. Se amar é pensar mais em vc do que nele. A família é importante, não resta dúvida. Já passei por momentos assim, e minha família ficou constituida de mim e meus filhos. Está sendo maravilhoso. Deus é grandioso na sua imensa misericórdia e não esquece nunca de seus filhos. Beijoka p/vc e boa sorte. :D

  38. disse:

    é adorei as historias e gostaria tbm de viver um novo amor com a pessoa q amo ,tbm me separei ,mas ainda gosto dele e acho um dia voltaremos se for q tudo de certo srsr quem sabe né não somos donos do destinos mas tudo pode acontecer!!!

  39. disse:

    Verdade… Acho que algo RARO !!! Bonita história…

    Mas eu não to afim do que ficou atras… Eu amadureci muito com o término do casamento
    Aprendi a me dar mimos… A me gostar pra caramba… A me curtir…
    To quase D I Ó I C A … kakakakakakka hahahahhaha rrss…

    FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NO MEU CASAMANETO… O TÉRMINO !!!
    MORAR SÓ É UMA DELÍCIA SEM COMPARAÇÃO…

    Ao iniciar nova relação, o “cara” já queria vir pra minha casa…
    Claro, a minha estabilidade financeira pode ter sido a isca… NEM PENSAR !!! MORAR JUNTOS NUNCA MAIS !

  40. lilashow disse:

    foi muito bom saber que as pessoas podem viver um amor verdadeiro e interminável, espero que o meu pelo meu marido também não fim e que ele continue merecendo meu coração!

  41. disse:

    O romance esta no ar…. tb acredito no amor verdadeiroooooooooooooo…. Deus continue nos abençaondooooooo

  42. disse:

    [I]Acredito sim no recomeçar, todo mundo merece uma segunda chance… De mostrar que mudou, cresceu e amadureceu com os erros do passado![/I] :) )

  43. denise_vr65 disse:

    achei, varias historias lindas, pensei em meu passado, e acho que um amor vivido mtos anos após com as pessoias ja amadurecidas, tem uma chance grade de dar certo. meu primeiro amor me sufocava mto, e eu mto nova não sabia como lidar com isso, o tempo passou seguimos nossas vidas, ele foi um gde. amor
    talvez em alguma ocasião nos encontremos e vamos ver como fica, não o passado, mas o presente
    que vai ser um presente lindo para nos dois

  44. disse:

    Gostaria de enviar uma mensagem para a autora dessa matéria. Alguém sabe como faço?

  45. disse:

    Eu tenho esperança em reencontrar um ex que até hoje não esqueci.

  46. disse:

    adorei a historia…..muito linda e vc ganhou na mega-sena sem saber….espero que continue feliz.

    Mas pra não perder o habito”Aonde compra isso o tal do AMOR…..e na farmacia….e de comer? ja sei só vende , pra maiores de 90 anos, acompanhado dos avos….hahahahaha

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter