*

Namoro à distância - Bolsa de Mulher

Namoro à distância

Terapeuta comportamental explica os prós e os contras desse tipo de relação
por Laís Peterlini

Muita gente acredita que namoro à distância não dá certo e que é complicado lidar com a desconfiança e o ciúme. A terapeuta comportamental Ramy Arany acredita que, quando há amor, esse tipo de relacionamento pode dar certo. “Há muitos casos de pessoas que se encontram, se conhecem, namoram e se casam mesmo morando longe.

Leia também

Como superar a separação e dar a volta por cima

Compartilhar senhas com o parceiro é bom?

Ciúmes: 5 dicas para controlar

O número de casais que se relacionam à distância tem aumentado, principalmente em razão da facilidade da comunicação virtual”, afirma Ramy. Programas como Whatsapp e Skype permite que o casal “encurte” a distância enquanto não pode estar junto. “Se existe amor, amizade e o querer bem, mesmo com a distância o relacionamento tende a se fortalecer enquanto o casal espera o momento de viver perto”, completa a terapeuta comportamental.

Vantagens e desvantagens do namoro à distância

Querer estar junto fisicamente e não poder é difícil para quem está apaixonado. Esse é um dos maiores “contras” do namoro à distância. A troca física de carinho e amor e até o relacionamento sexual tem que esperar pelos encontros, como férias e feriados. Outro contra é a falta de confiança e o ciúme que pode crescer a ponto de afastar ainda mais o casal. Em contrapartida, a saudade também tem seu lado bom. Segundo Ramy, casais que namoram à distância costumam valorizar mais o tempo que podem estar juntos. “Tudo dependerá da maturidade do casal, da força do amor e da paciência para preencher os espaços vazios que a distância produz”, afirma a terapeuta comportamental.

A comunicação virtual ajuda a matar um pouco a saudade Crédito: Shutterstock A comunicação virtual ajuda a matar um pouco a saudade
Crédito: Shutterstock

Na maioria das vezes é muito difícil driblar o ciúme e a desconfiança, principalmente quando o outro sai para um bar ou uma balada sem você e a quilômetros de distância. “Quando uma crise de ciúme acontece é importante que os dois procurem conversar de forma aberta e verdadeira para não alimentar essa “imaginação” negativa a respeito do que o outro está fazendo ou com quem está”, ressalta Ramy.

Dicas para namoro à distância

- Autoconhecimento: será que eu consigo namorar à distância? Será que não sou ciumenta demais para entrar em uma relação assim? Tente avaliar se, com as suas características, você será feliz em um namoro à distância.

- Tenha paciência e seja sempre sincera e clara com o parceiro: se está incomodada com alguma coisa, fale. Converse com ele sobre o que você sente e, claro, tenha paciência caso ele também se sinta inseguro ou fique enciumado com alguma coisa.

- Assuma sua escolha e priorize encontrá-lo quando for possível: as amigas marcaram aquele encontro da “Luluzinha” bem no final de semana que ele pode vê-la? Se a relação for importante para você, lembre-se que em alguns momentos você terá que fazer escolhas para poder passar um tempo perto dele.

- Compartilhe as pequenas coisas do dia a dia: não precisa falar com a pessoa o tempo todo, mas compartilhar as coisas simples da rotina pode aproximar o casal.

Veja a galeria de fotos com casais que namoram ou já namoraram à distância!

Fernanda Souza e Thiaguinho <br> <br> Como o cantor viaja muito em turnê, o casal precisa lidar com a distânciaMariana Rios e Di Ferrero <br> <br> A atriz e o cantor do grupo NX Zero também sofrem com a distânciaNicole Scherzinger e Lewis Hamilton <br> <br> A cantora e o piloto precisam conciliar as agendas lotadas e, por isso, mantém um namoro à distânciaJustin Bieber e Selena GomezMiranda Kerr e Orlando Bloom <br> <br> A modelo e o ator procuram se ver entre os desfiles dela e as gravações deleBruna Marquezine e Neymar <br> <br> Com a ida de Neymar para o Barcelona, o casal passa a manter um relacionamento à distância.

Quer saber se o seu relacionamento atual daria certo à distância? Faça o teste e descubra!

Sua relação sobreviveria à distância?

Alguns casais são submetidos a um grande teste de fogo: a distância. Com certeza não é fácil, mas, enquanto alguns preferem terminar, outros apostam na força do amor para vencer a barreira geográfica. E você, apostaria? Seu relacionamento é capaz de sobreviver a alguns quilômetros? Faça o teste e descubra!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments