Meu ex, atual amigo

Um amor bem resolvido pode deixar o carinho de herança para a amizade

por Redação

Não são poucos os relacionamentos que terminam embalados pelo clássico "é melhor sermos apenas bons amigos". Falta de originalidade à parte, a frase pode sim ir além de um educado passa-fora. Por mais que para muitos pareça difícil trocar beijinhos no rosto e até confissões com quem já dividiu a cama, ser amiga do ex não é missão impossível. Desde que o carinho tenha resistido às turbulências de qualquer fim de relação e que haja vontade mútua e sincera de recomeçar.

Na teoria…

Na teoria, é tudo muito bonito. Mas o coração tem mesmo razões que a razão desconhece. "É estranho começar uma relação de amizade com uma pessoa que já dormiu sem roupa com você", acredita a jornalista Isabella Rebelo. Para ela, é muito difícil dissociar o título de ex-namorado do de novo amigo. "Bem ou mal, ele sabe tudo sobre você, conhece coisas que os amigos normais não conhecem. Por outro lado, isso já é um tremendo trunfo para ter uma espécie de amizade especial", diz ela.

A comerciante Tereza Porto defende a mesma teoria. "Eu acho que é uma coisa perfeitamente possível. Mas o amigo que também é ex-namorado não é um amigo como outro qualquer. Não dá para apagar o carimbo", garante.

Se tudo acaba em briga, é claro que não há chances de a amizade continuar por um simples fato: não há vontade.

Na prática

Quem passa por isso afirma que o tempo se encarrega de fazer, e muito bem, o papel do removedor de rótulos. Os publicitários Paula Rocha e Bernardo Barbosa, que namoraram por oito anos, dizem que já nem se lembram dos tempos de escovas de dentes unidas. "Mesmo naquele tempo nós éramos grandes companheiros. Havia uma identificação muito grande entre a gente. Mas aconteceu uma transformação completa na relação", conta Paula.

Depois que os dois terminaram, passaram três necessários anos sem notícias um do outro. "Eu sentia muita saudade da amizade dele, mas achava que era impossível a gente ser amigo porque o nosso namoro foi muito intenso. Até que um dia a gente se encontrou e passou a noite num papo ótimo, ficamos rindo, conversando sobre tudo como se tivéssemos nos visto na véspera. E o que foi melhor, sem nenhuma mágoa. Aí eu refleti e vi que era ridículo desperdiçar a nossa identificação e as nossas afinidades em função de um preconceito bobo", lembra Paula.

O fim e o recomeço

A psicóloga Aline Mac Cord explica que o fator determinante para que o novo relacionamento dê certo é, obviamente, a forma com que o namoro termina. "Se tudo acaba em briga, é claro que não há chances de a amizade continuar por um simples fato: não há vontade. Mas quando um relacionamento amoroso termina, no caso uma relação madura, não um simples caso passageiro, encerra-se uma fase da relação entre as duas pessoas. A partir daí, elas passam a ser dois desconhecidos que precisam construir um novo relacionamento, partindo do zero", comenta.

É também impossível terminar um namoro e sair no dia seguinte com o ex, fazendo juras de amizade eterna. Segundo Aline, o relacionamento precisa passar uma fase de luto para poder ser reconstruído. "Os dois precisam de tempo, até porque se o namoro terminou, terminou por alguma discordância ou conflito que precisa ser resolvido. Quando isso acontece, ser amiga do ex-namorado é perfeitamente possível porque ele deixa de ser um ex-namorado para ser uma pessoa como outra qualquer", completa. Mas é importante saber que os dois precisam estar sintonizados no mesmo objetivo, ou seja, se as paixões e atrações ainda existem, o risco de uma decepção é grande.

É preciso dar tempo ao tempo. Amizades não se constróem da noite para o dia e tudo o que foi vivido como um casal de namorados deve ficar apenas na lembrança. A proximidade com um ex pode trazer crises de ciúme e insegurança. Por isso, é importante que os dois estejam bem resolvidos e dispostos a começar tudo do zero. Essa pode ser uma ótima oportunidade para se surpreender com novas qualidades e defeitos e ainda garantir um amigo diferente para toda a vida.

Comentários

  1. disse:

    Com certeza, a forma como o relacionamento terminou influi muito para uma futura amizade sincera e duradoura, como também a maturidade do casal em questão, que é muito difícil é e como é, mas superar as barreiras do passado alivia e muito um coração outrora machucado.

  2. disse:

    Acho que é uma tarefa de resistência psicológica, uma das piores, imagina ficar do lado do ex-love, com uma enorme vontade de abraçar e beijar! É difícil de se conter…, o tempo é o melhor remédio, melhor afasta-se um pouco, e quem sabe no futuro?! Andresa(Recife-PE).

  3. disse:

    Eu terminei o namoro a ums 5 meses e sofro muito com esse fim, na verdade tudo ia muito bem e do nada ele me veio com essa noticia: de que achava que nao era o cara ideal para mim. Caiu como uma bomba em mim essa novidade.Ele foi muito egoista em agir dessa forma, tentei de todo jeito faze-lo mudar de ideia mas foi em vao. Eramos muito amigos ,mas hoje vejo a impossibilidade de continuar sendo pois ainda gosto muito dele e sinto-me magoada com o que ele fez. Iamos nos carasr daqui a um ano e…
    Emfim nao vejo que como ele disse, essa forma amigavel de acabar um relacionamento de tres anos é bom. nao consegui superar.

  4. disse:

    Acho que enquanto rola sentimento, não dá pra ser amigo. Porque não seria esse o verdadeiro objetivo. Mas em uma relação bem resolvida e madura, sim. Sem problemas. Eu e meu ex nem conversamos mais, porque nao resolvemos bem nossos desentendimentos. Mas meu atual namorado é amigo da ex dele. No início confesso q sentia ciumes disso, pq não o conhecia e não conseguia entender a relação dos dois. Mas hoje sei que é só amizade e adimiro a atitude deles.

  5. disse:

    Meu ex-marido e eu continuamos amigos, pq resolvemos nos separar de comum acordo e além do mais temos filhos e como pais participantes fazemos tdo o possível para estarmos presentes nos eventos dos filhos.
    Se não há mais amor entre nós existe sim uma forte, sincera, verdadeira amizade, respeito e carinho fraterno. Sei que posso contar sempre com ele como meu amigo e vice-versa.

  6. disse:

    eu acabei de sair de um namoro meio conturbado ;x
    nao muito, mas a gente as vezes parecia mais amigo q namorado, e isso atrapalhava as x…

    o fato eh q a gente acabou e continuou amigo.
    hoje ta fazendo 1 semana ;x

    :*

  7. disse:

    Namorei 04 anos e terminamos fez 01 ano mês passado, somos muito amigos, toda semana nos falamos, é muito engraçado porque ele me dá dicas de como melhorar meu relacionamento com meu atual namorado e eu também dou conselhos a ele, não tenho ciúmes quando ele fala da namorada dele, não existe mais amor ou paixão entre a gente, só um carinho muito grande de querer o bem um do outro. Espero que ele seja muito feliz e tenho certeza que é o que também deseja pra mim.

  8. disse:

    Terminei meu relacionamento de uma forma muito trágica, fui traída com a ex do meu ex, não cabe nem um “oi”, entre nós embora ele force amizade, mas hj vivo num relacionamento que 88% é amizade. (CL)

  9. disse:

    Eu e meu ex namorado temos uma boa relação. Não terminamos muito bem, mas depois as coisas se resolveram e hoje conversamos sobre quase tudo, menos o pq terminamos, rss, mas em fim, somos bons amigos e da paixão, restou muito carinho e respeito…

  10. disse:

    Concordo plenamente q um relacionamento pode sim virar uma amizade sincera e douradoura sim!! Pois tenho um ex namorado que é hoje em dia um super amigo.
    Namoramos por 3 anos, eramos mto jovens e tivemos uma relação mto intença, inclusive, fui a primeira mulher da vida dele, hj passados 8 anos do termino do namoro, nossa amizade continua firme e forte, inclusive nos tornamos integrantes da mesma familia, já q por nossa causa nossas familias se conheceram e minha mãe acabou casando-se com o tio dele!! E pra ajudar, meus 2 irmãos o pegaram para padrinho de suas filhas… Pode isso?? hihihi
    Sei q com ele sempre posso contar, e ele também sabe q ppode contar comigo pra qualquer coisa. Hj tenho namolrado do qual comecei a anamorar logo após o final do namoro com ele, e ele sempre me deu total apoio com isso, mesmo sempre dizendo q eu fui seu maior amor e sentindo ciumes de mim nunca se colocou contra mim, me ajudando a seguir o melhor caminho.
    Depois desse tempo tdo já tivemos uma ou outra vez em q deslizamos, mas hj ele tem a namorada dele ( q me trata super bem e eu também á ela ) e eu tenho o meu ( esse já com mtooo ciumes dele ) mas nos damos perfeitamente bem e acho q somos felizes asssim!!

    Por isso garotas e garotos, levantem a bandeira branca aos “exs” e deêm trégua á uma amizade q pode ser mtooo sincera!!

    Bjos á tdos!! :>

  11. disse:

    Claro q nao eh assim da noite pro dia! No comeco os 2 se afastam um pouco, ate pra nao rolar a tal recaida. Mas passado um tempo, se o relacionamento terminou em paz e os 2 sentem carinho e respeito um pelo outro, com certeza surgira uma amizade incondicional e super saudavel.
    Eu e meu ex somos assim.
    Qdo fiquei interessada no meu atual namorado foi ele q me deu as dicas e ate incentivou (eh q tinha um problema de idade, ja q eu sou 7 anos mais velha q ele). O legal eh q como existiu toda a intimidade, ate sobre sexo a gente conversa. O bom eh ter a opiniao masculina de uma pessoa em q eu possa confiar, tanto no quesito sigilo, qto na sinceridade das respostas.
    E eh claro q qdo ele tah interessado em alguem, eu sou a primeira a colocar lenha e dar dicas de coisas q ele pode fazer pra agradar (inclusive coisas q hj posso falar sem constrangimentos, q senti falta qdo eramos namorados).
    Eh legal!

  12. disse:

    Olha estou adorando esse site aprendendo varias coisas sobre mulheres q estam me deixando assim muito feliz adorei essa comunidade pois sou um homem de muitas amizades com mulheres e ja passei muito por isso de terminar um relacionamento e nao saber como agir com elas daqui pra frente e aqui estou encontrando muitas respostas para minhas duvidas e espero tambem encontrar meu grande AMOR sera q consigo rsrsrs desde de ja bjs e agradeço a atençao de vcs mulheres q se nao fosse vcs o q seria de nos homens… :D

  13. disse:

    Eu accabei um namoro ja vai fazer um ano mais nem sempre da certo
    pois eu acabei pois eu fui traida e hoje e nao falo como antes e nem somos muitos amigos
    pois a atual namorada dele fez ele deixar as amizades dele d lado
    :D

  14. disse:

    Pode ate dar certo,mas pra mim ex é ex.
    ha sempre cobranças,ciúmes,falta de respeito, traições,enfim um monte de coisas insuportáveis.
    Imagina vc passando momentos felizes com seu namorado e a ex que agora e amisíssima ligando pra ele pra conversar?
    No mundo de hoje?? onde a mulherada não joga pra perder? e para os homens quanto mais melhor…Nunca vi uma historia assim dar certo!

  15. disse:

    Eu ja terminei com meus ex e sou amigas deles. Acho que pra cultivar a amizade dos ex o essencial é o respeito pela pessoa que ele é. Sempre fui muito brincalhona e isso ajudou de certa forma. Teve um que chegou a ter uma recaída, mas meu bom astral levantou a auto -estima dele. Hj ele ta namorando e se diz apaixonado pela namorada dele.
    O meu atual namorado ja foi meu melhor amigo, hj é o meu amor.
    Acho que o importante em toda relação é o respeito e tentar não ferir o ego de ninguém.
    :D :D :D :D

  16. disse:

    meu ex se tornou meu amigo,e agora pode se tornar meu atual namorado de novo…
    por tanto temos sim que sermos amigas dos nossos ex,pois nunca se sabe….
    atual um dia ex no outro…ex num dia atual no outro…
    assim e a vida cheia de surpresas assustadoras….

  17. disse:

    Bom, acabo de terminar um namoro de 2 anos devido a esse assunto, ele namorou por 12 anos e se diz amigo da ex. Isso me gerava insegurança pois namoravamos a distancia e muitas vezes fiquei sabendo que eles se procuravam mutuamente para ocnversar como amigos.
    É fácil ser amiga do ex levanso em consideração o bom termino do relacionamento, o respeito e cumplicidade dos dois, mas para quem está do outro lado da situação é muito duro ouvir certas coisas e perceber uma amizade como essas.
    Eu pessoalemnte prefiro nao manter amizades assim, mesmo que todos os laços tenha terminado bem e estejam resolvidos para ambas as partes, nao tenho magoas pendentes com nenhum dos meus ex, mas como pessoa prefiro nao manter esse tipo de relação pois mesmo sabendo que ningume é igual, sei o incomodo que uma amizade assim poderá causar naminha vida futura com outras pessoas.

  18. disse:

    bom eu sou bem amiga do meu ex,mesmo pq namoramos pouco tempo,e foi bem criança . mas amizade com ex depende muito da ex relação que vocês tiveram,e do seu ex claro! . Pq tem ex que da vontade de esquecer que um dia foi atual, por favor né!!!tem cada um loco :o )

  19. disse:

    :D :S (H) :,( :| (6) :( :) ) :-/ =D :> :$ 8-) :) :-O >=) ;) (->) (?) (!) (I) (L) (A) =(( (CL) :o )

  20. disse:

    Fazem 5 dias que terminei um namoro de 4 anos e 4 meses… to me sentindo mto abalada e triste ainda.. A gente já não andava bem fazia 1 ano e meio… eu comecei a engordar e não tinha mais tesão por ele… tinhamos nos tornado muito amigos mas queria mto ficar com ele pq sinto um carinho enorme… Eu morro de ciúmes dele ainda…
    Acho q fiz uma bobeira pq terminei com intuito de não chegar as últimas conseguências, isto é, sermos inimigos mas não consigo ficar indiferente a ele…
    Ele me dizia q tava mal mas que seus amigos e o convidadram pq estavam planejando uma viagem p daqui um mês p Salvador, justo no final de semana do meu aniversário.. Eu fiquei mto magoada, triste e com mto ciúmes… Eu sei q não posso cobrar nada dele mas fica mto difícil.. Eu queria q o término fosse algo não tão pesado e conseguissemos ficar amigos embora eu tivesse esperança ainda de namorarmos de novo. Eu nunca quis me afastar mas é o ele mais me pede e sinto q ao fazer isso ele vai me esquecer e cair na gandaia. To me sentindo mto triste e insegura…
    Eu gosto demais dele q até to me sentindo sufocada com esta situação.
    Ele está sendo precipitado? Está dando o ultimatum de vez em qualquer possibilidade ou apenas que se sentir livre do relacionamento, uma vez que de fato terminamos..
    Por favor me digam o q acham?

  21. disse:

    Com toda certeza tem grandes chances de se tornar amiga(o) do ex,estou no momento passando por essa fase,confesso que no início foi meio embaraçoso,mas cada dia esta ficando melhor,a amizade que eu tinha com ele esta “quase” normal novamente,o dificil pra mim foi quebrar o gelo!!!
    Pra vcs boa sorte

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter