Meu ex, atual amigo

Um amor bem resolvido pode deixar o carinho de herança para a amizade
por admin

Não são poucos os relacionamentos que terminam embalados pelo clássico "é melhor sermos apenas bons amigos". Falta de originalidade à parte, a frase pode sim ir além de um educado passa-fora. Por mais que para muitos pareça difícil trocar beijinhos no rosto e até confissões com quem já dividiu a cama, ser amiga do ex não é missão impossível. Desde que o carinho tenha resistido às turbulências de qualquer fim de relação e que haja vontade mútua e sincera de recomeçar.

Na teoria...

Na teoria, é tudo muito bonito. Mas o coração tem mesmo razões que a razão desconhece. "É estranho começar uma relação de amizade com uma pessoa que já dormiu sem roupa com você", acredita a jornalista Isabella Rebelo. Para ela, é muito difícil dissociar o título de ex-namorado do de novo amigo. "Bem ou mal, ele sabe tudo sobre você, conhece coisas que os amigos normais não conhecem. Por outro lado, isso já é um tremendo trunfo para ter uma espécie de amizade especial", diz ela.

A comerciante Tereza Porto defende a mesma teoria. "Eu acho que é uma coisa perfeitamente possível. Mas o amigo que também é ex-namorado não é um amigo como outro qualquer. Não dá para apagar o carimbo", garante.

Se tudo acaba em briga, é claro que não há chances de a amizade continuar por um simples fato: não há vontade.

Na prática...

Quem passa por isso afirma que o tempo se encarrega de fazer, e muito bem, o papel do removedor de rótulos. Os publicitários Paula Rocha e Bernardo Barbosa, que namoraram por oito anos, dizem que já nem se lembram dos tempos de escovas de dentes unidas. "Mesmo naquele tempo nós éramos grandes companheiros. Havia uma identificação muito grande entre a gente. Mas aconteceu uma transformação completa na relação", conta Paula.

Depois que os dois terminaram, passaram três necessários anos sem notícias um do outro. "Eu sentia muita saudade da amizade dele, mas achava que era impossível a gente ser amigo porque o nosso namoro foi muito intenso. Até que um dia a gente se encontrou e passou a noite num papo ótimo, ficamos rindo, conversando sobre tudo como se tivéssemos nos visto na véspera. E o que foi melhor, sem nenhuma mágoa. Aí eu refleti e vi que era ridículo desperdiçar a nossa identificação e as nossas afinidades em função de um preconceito bobo", lembra Paula.

O fim e o recomeço

A psicóloga Aline Mac Cord explica que o fator determinante para que o novo relacionamento dê certo é, obviamente, a forma com que o namoro termina. "Se tudo acaba em briga, é claro que não há chances de a amizade continuar por um simples fato: não há vontade. Mas quando um relacionamento amoroso termina, no caso uma relação madura, não um simples caso passageiro, encerra-se uma fase da relação entre as duas pessoas. A partir daí, elas passam a ser dois desconhecidos que precisam construir um novo relacionamento, partindo do zero", comenta.


É também impossível terminar um namoro e sair no dia seguinte com o ex, fazendo juras de amizade eterna. Segundo Aline, o relacionamento precisa passar uma fase de luto para poder ser reconstruído. "Os dois precisam de tempo, até porque se o namoro terminou, terminou por alguma discordância ou conflito que precisa ser resolvido. Quando isso acontece, ser amiga do ex-namorado é perfeitamente possível porque ele deixa de ser um ex-namorado para ser uma pessoa como outra qualquer", completa. Mas é importante saber que os dois precisam estar sintonizados no mesmo objetivo, ou seja, se as paixões e atrações ainda existem, o risco de uma decepção é grande.

É preciso dar tempo ao tempo. Amizades não se constróem da noite para o dia e tudo o que foi vivido como um casal de namorados deve ficar apenas na lembrança. A proximidade com um ex pode trazer crises de ciúme e insegurança. Por isso, é importante que os dois estejam bem resolvidos e dispostos a começar tudo do zero. Essa pode ser uma ótima oportunidade para se surpreender com novas qualidades e defeitos e ainda garantir um amigo diferente para toda a vida.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments