Ele pode, você não

Ele sai com amigos, chega tarde e você? Nem pensar! As regras são desiguais, o que fazer?

por Redação

Ele sai toda sexta-feira para um chope com os amigos. Você não pode fazer o mesmo ou dá a maior briga. Ele pode ir à despedida de solteiro do colega. Você, nem pensar! Ele desliga o celular e diz que acabou a bateria, mas se é a bateria do seu que termina, ah, com certeza está aprontando alguma. É claro que você não gosta dessa situação, só por amor acaba aceitando. O que fazer?

Estamos falando do clássico "homem pode, mulher não", comum em muitos relacionamentos, como o da usuária do Bolsa de Mulher Suh, que namora um corintiano fanático. "Quando ele vai aos jogos eu não posso nem ir a um barzinho com minhas amigas porque ele fala um monte. Diz que é diferente barzinho de estádio", conta. Para Suh seria uma forma de ela se divertir também. "Acabo ficando em casa para evitar brigas enquanto ele está se divertindo. Isso me incomoda e me sufoca", diz. Ela ama muito o corintiano, mas não sabe se vai suportar a situação. "Se eu casar com ele vai ser pior", antecipa.

Machismo e ciúme

A usuária do Bolsa Mariana tem um filho pequeno com o namorado, que é ciumento e possessivo. "Tanto é que, quando a gente decidiu ficar junto, ele exigiu que eu me afastasse de todos os meus amigos dos tempos do colégio. Apaixonada, fiz o que mandou e nunca mais falei com ninguém", conta. A história não para por aí: "Ele saía à noite, chegava bêbado em casa e nunca me convidava pra ir. Outra vez, ele foi num futebol da empresa que trabalhava e disse que era só para homens. Quando liguei, ouvi várias vozes de mulheres e foi horrível", descreve.

Mari achou que o comportamento do namorado poderia melhorar, mas não foi bem assim. "Tenho pensado muito em terminar, pois se não mudou até agora dificilmente vai mudar. Imagina a gente casado: não poderei sair sem ele, nem falar com amigos e amigas, não poderei fazer nada, só viver pra ele, única e exclusivamente, é isso que ele quer", diz. Mari enumera ainda o que ela gostaria de fazer e o namorado proíbe: "Eu amo canto, mas ele não me deixa fazer aulas. Amo dança de salão, ele não permite. Se digo que vou a um congresso, a um aniversário de amiga, a uma palestra etc, ele não deixa. Eu vivo e não estou vivendo, essa é a realidade", desabafa.

TESTE: VOCÊ É MACHISTA NA CAMA?

A usuária do Bolsa de Mulher Inara Virginiana sabe muito bem o que é isso. "Meu marido pode sair e jogar pôquer com os amigos três a quatro vezes na semana, e eu tenho que ficar em casa cuidando dos nossos dois filhos", conta ela, que se sente sufocada. "Ele fica controlando para onde vou, que horas volto. Não me deixa fazer nada sozinha", diz ela. O marido é ciumento e, às vezes, perde o controle. "Ele é muito grosso e mal-educado. Por qualquer coisa começa a gritar. Se não fazemos sexo quando ele quer, começa a bater porta, não conversa, não se expressa. Se eu tento falar, me ignora", reclama Inara, sem saber o que fazer para melhorar o clima, preocupada com o bem estar dos filhos.

Relação de poder

Segundo a psicóloga Sabrina Billo, quando falamos de um relacionamento em que duas pessoas se uniram por amor e afinidades, o ideal é que as regras entre os dois indivíduos sejam iguais. "Qualquer relação diferente disso é uma relação de poder, que acontece de diversas formas. A mais comum entre os casais é a de gênero do homem sobre a mulher, conhecida como 'machismo'", explica ela, afirmando que, se ele pode sair com os amigos, mas ela não, ou se a bateria do celular dele podeacabar, mas a dela nunca, isso é machismo.

Sabrina lembra que a razão alegada por homens e mulheres para tal comportamento é o ciúme. É isso mesmo? "No pensamento machista, várias vezes aparece a preocupação com 'o que os outros vão dizer'. Às vezes, ele nem sente ciúmes dela mas se preocupa com ‘o que o fulano do trabalho vai dizer se vir minha mulher dando sopa por aí?'", explica Sabrina, salientando que muitas vezes a opinião e o julgamento dos outros tem peso maior, mas a mulher aceita melhor e fica até lisonjeada se ele alegar ciúmes.

Marcas profundas

Sobre os depoimentos encontrados no fórum do Bolsa, em que o machismo acaba se revelando em brigas e intolerância, a psicóloga afirma que existe a agressão física e a psicológica, que pode incluir agressões verbais. "Apesar das marcas psicológicas não serem visíveis, são mais profundas no indivíduo. Certamente 'compraremos um pacote' em qualquer relacionamento, todos temos qualidades e defeitos. Há muitas mulheres tão machistas quanto os homens", afirma.

Sabrina lembra que o homem machista possivelmente foi criado por uma mulher dizia para o menino: "Homem não chora", "tu tens que ser homenzinho". E para a menina: "Teu irmão pode namorar várias, ele é homem, tu não pode" e por aí vai. É uma questão cultural. Neste quesito, a mudança de comportamento e pensamento começa com uma mudança na forma da criação dos filhos, com igualdades entre os sexos desde pequeninos. Isso pode levar gerações. Mas com certeza, começa hoje.

Já com pessoas adultas, a mudança se dá a partir de muita conversa. Se o seu homem é machista e os direitos e deveres são desiguais entre vocês, a psicóloga avisa que é possível mudar, sim. Só que, para isso, ele tem que querer. "Todo comportamento pode mudar, mesmo uma característica tão arraigada e exercida há muito tempo. Basta a pessoa querer. E aí são outros 500", finaliza.

TESTE: QUEM MANDA NA RELAÇÃO?

Comentários

  1. maedovalentin disse:

    Tenho um filho pequeno, e meus programas fora do casamento sempre incluem levá-lo a pracionha, ou brincar com ele, etc. Enquanto meu marido sai pro futebol, toca na noite como tecladista numa banda, e tem seus programinhas com amigos, cervejada, jantas etc. É muito injusto, pois tenho que sempre ficar com nosso filho, e pra gente sair juntos nós dois como casal, não dá pq nao tem que fique com o bebê. Então ele sai, se diverte, e eu fico em casa cuidando do filho… Como fazer pra mudar a situação? Tenho amigas que jogam volei, se reunem em jantas, vao em pizzaria, e ele não gosta dessas coisas, diz que mulher é diferente, o que os outros pensariam de sua mulher sozinha com um monte de mulheres numa pizzaria, sem o marido? Fora que as tarefas da casa são só comigo, ele promete ajudar, e fica só na promessa. sendo que nós dois trabalhamos fora… Já tentei conversar, mas sempre vira em briga. Ta cansando…

  2. maedovalentin disse:

    LONDONGIRL, vc está no céu. Os Londrinos confiam no taco, tem respeito pelas necessidades e sentimentos do companheiro. Tenho inveja de você hehehe, no bom sentido da palavra!

    Beijos

    P.S. SEJAM MINHAS AMIGAS NO BOLSA…

  3. disse:

    Nem pensa fica em casa trancada enquanto meu namorado sai pra se divertir, se ele pode sair eu também posso o que vale pra um vale para o outro !!!

  4. disse:

    verdade amiga homem assim ñ muda
    cada vez q vc faz algo q ele ñ gosta começa uma confusão q pode até se transformar em agressão física
    tem q da um chute na bunda desses caras sim

  5. disse:

    Amigas tb já passei por isso e nunca achei justo.Sempre conversava com ele sobre esta situação, ele saía com os amigos para jogar e beber e eu ficava em casa com nossa filha. Resolvi conversar seriamente sobre direitos e deveres e mostrei a ele q eu tinha mais deveres que direitos, e que como ele eu tinha tb o direito a diversão, e era o q iria fazer a partir daquele momento. Ou ele mudava de atitude, ou iriamos nos divertir separadamente.Casamento não é prisão, devemos respeitar o espaço um do outro, mas tudo tem limites.

  6. disse:

    Muito bom PaulaMorrison.

    E vai ta perdendo tempo com esses homens…

  7. dinac18 disse:

    Meeeete o pé na bunda dele!!!!!!!homem assim não muda,não adianta ter esperança,falo por experiencia propria.não cheguei ao ponto de me afastar das pessoas,pq sou turrona rsrs,mas cada vez que eu fazia algo que me divertia,era aquela confusão!isso não é amor,então a melhor solução é partir pra outra!

  8. disse:

    boa materia, mas não é o meu caso,. Nunca fui regulada, podia sair , viajar, como ele tambem.
    Mas depois de 18 anos convivendo juntos, acabamos de nos separar faz 04 meses.
    A diferença de idade e muito grande quase 20 anos eu sou bem mais velha do que ele, ou talvez seja por eu ter me acomodado demais, pra falar a verdade nem eu sei o que realmente foi.
    se puder me dar uma opinião agradeço.

  9. disse:

    Machismo, arrrrrghhhhhhhhhhhh!!! (6)

  10. disse:

    Namorar é dar satisfações… é ter certas privações…

  11. disse:

    se um pode e o outro não é porque não tem equilíbrio na relação,é claro que o bom senso é fundamental
    por exemplo se meu marido sai pra beber com os amigos todos homens,não me convém estar entre eles.
    então a gente combina, sai pra beber juntos,mesmo que eu não beba e fique no suquinho.
    e se ele quer sair com os amigos,eu posso sair com as amigas.

  12. disse:

    Acho qe por serem um casal, o direito tem que ser o mesmo, mas desde que haja respeito entre o casal, sair com os amigos, tudo bem, mas claro, poderiam sair juntos é melhor e evita discusoes futuras.. eu e meu namorado saimos sempre juntos com os amigos.. evitamos fazer certas coisas que possam fazer nós discutir…

  13. disse:

    Se um pode o outro também pode,porque não ..

  14. Camilli_leonina disse:

    Tbm acho que namorar é dar satisfações e ter certas privações… mas tudo tem limite!!!

    O meu namorado não sai com os amigos, raramente sai sozinho e por isso ele se acha no direito de me proibir tbm!
    Sempre que eu saio com minhas amigas é uma briga! Até quando vou apenas na casa delas ele enche o saco…

    Mas eu nunca deixei de sair com minhas amigas. Claro que pra balada não… mas vamos a um lugarzinho tranquilo de quinze em quinze dias pra conversar, nada demais!

  15. disse:

    Concordo com você… sair para jantar, ir na casa das amigas, ir ao cinema, ir ao shopping… acho muito válido…

    Agora, balada é complicado.

    Claro que não pode haver uma privação total… mas, não pode existir uma liberdade excessiva também!!

    Bjos!

  16. K@rolzit@ disse:

    Se um pode os dois podem .. se meu namorado sai sem mim.. não fico em casa esperando o bonitinho.. simplismente saio também…

  17. disse:

    O namoro é uma via de mão dupla… os deveres e direitos devem ser para os dois… concordo!

  18. disse:

    Direitos iguais!!! Os dois devem poder manter seus programas com sua própria turma, resguardando a individualidade de cada um.

    Aí os momentos a dois são mais valorizados.

  19. disse:

    se tenho vontade de sair e ele nao qr ir…
    eu vou assim msm!
    mais claaaro q ir em uma boate sozinha nao rola! rs
    tudo tem lugar e hora neah?!

  20. disse:

    Confiança…Simplesmente essa é a palavra !!!

  21. disse:

    Eu vivo a mesma coisa com meu ex-ou atual namorado …num sei bem ao certo…eu tentei relevar muito tempo pois eu era sua primeira namorada…eu o amo muito, mais estou sofrendo com isso…se eu começa r a conta nossa hiostoria vai dar pra fazer uma novela..k k k…
    Ontem a noite tivemos uma briga e terminamos(ele me chama de chata e diz que eu cobro ele demais/só pq eu não quero que ele fique saindo com um monte de homem solteiro e quero saber onde foi e que horas chegou)…mas a gente sabe que sempre volta…só que dessa vez meu coração está saindo muito machucado…cansei de chorar…se ele quiser, agora quem vai sair pra onde quiser vai ser eu…se ele num quiser eu sai tbm só que sozinha sem ele como meu namorado; (como eu queria que isso que eu escrevi fosse minha verdadeira atitude,sei que sou boba e vou ceder e a palhaçada vai vaoltar a tona).
    Se alguem souber como me ajudar…

  22. disse:

    se for casada ainda da para aguentar mas solteira e burrisse ficar linda, solteira cheia de amigos em casa esperando um alguem que nem se quer lembra de voce nunca espere, uma pessoa nem mesmo uma telefonema vc pode se arepender mas tarde

  23. disse:

    Isso se chama egoísmo. Só pensa nele e como ele quer. Esquece que você também é ser humano que tem vontades. Se ele pode, você também pode. Mas entre essa questão de poder, tem que ter respeito entre o casal, se não tem isso: já eraaaa…

  24. disse:

    A minha história é muito parecida, morava um cidade dierente do meu namorado, ele era super ciumento, abri mão de todos os meus amigos, fiquei grávida e fui morar na cidade que ele morava…
    Com o tempo ví que ele fazia tudo aquilo que eu fazia e que ele não gostava, inclusive tinha adicionado nos seus contatos as suas exs… Pra mim foi a gota d'água… Mesmo com filho pequeno não aceito essa situação e se for preciso me separar, eu separo! Porque eu larguei amigos, familia, serviço por ele e ele não dar valor nem se quer reconhecer o que fiz por ele… Não me merece!!

  25. disse:

    por causa disso que já larguei meu marido 2 vezes e ele parece que ta doido pela 3 mais se acontecer vai ser definitivo!

  26. disse:

    Me sinto igualzinha à descrição do texto. Eu e meu marido já demos um tempo, agora estamos dando pela segunda vez. Mas será que vai mesmo mudar, ele é tão machista que acho que não vai ter mudanças. Ele me ama muito e eu à ele, porém eu sempre acabo cedendo mais e ele não.
    É muito difícil uma relação quando chega a esse ponto. E eu acabo sozinha, na casa da minha mãe, sem amigas.

  27. disse:

    Infelizmente terminamos deixando que nossos parceiros exerçam uma posição de autoridade na relação. Enquanto abrimos mao de tantas coisas pelo bem do relacionamento, parece que nunca é suficiente. Essa relação em que apenas um doa e cede, é, sem duvida alguma, insatisfatoria para quem se anula e pensa mais no outro do que em si.

  28. disse:

    O segredo é nao se anulare ser feliz COM o outro e nao PELO outro.

  29. disse:

    se doar sim..
    porem não devemos deixar de nos amar..preservo direitos iguais entre um casal.
    .com isso não quero dizer que devemos ser idiotas a ponto de dar a liberdade ..e não ser retribuída com igualdade..
    ser autentico (a) é se dar valor necessário..para uma alma mais feliz …

  30. disse:

    " minha liberdade ou acaba tudo.vc escolhe."

  31. disse:

    No meu relacionamento tudo é bem claro: Se você pode eu também posso!
    Sempre lutei pelos direitos iguais na nossa relação!!! Sempre disse a ele : Não faça nada que você não gostaria que fizesse com você!!!
    E Ele não precisa chamar os amigos pra tomar uma cerveja, pode chamar a mim, adoroo!!!
    Esse papo de que conversa de homem é diferente que de mulher, concordo plenamente as das mulheres também são, mais o que a gente faz??? Correee para o telefone!!! Então que eles façam o mesmo !!!

  32. amandahbueno disse:

    Passei por isso tbm no meu relacionamento, só mudou quando eu mudei…passei a ter minha liberdade que antes não tinha, fzer academia, ver mais as amigas ,etc..e hje a gente se entende bem sem machismo. Alias quando começa eu já sei como resolver kkk

  33. disse:

    Para um relacionamento dar certo tem que haver diálogo! Se ele não quer dialogar então por que não fica sozinho?

  34. disse:

    Direitos iguais e ponto.
    Não se fala mais nisso.

  35. danieletartarelli disse:

    Adorei a materia, mas resalto que a homens como meu esposo que gostam de dividir, um dia eu saio com as amigas e ele olha as crianças outro dia ele sai pra jogar bola e eu olho as criancas a gente sempre procura dividir

    bjs

  36. disse:

    No meu caso é mais ao contrário. Ele n gosta de sair mas acha mal se o faço… Eu gosto de sair, vou ao ginásio, tenho tempo com as amigas… e ele acha mal. Mas o k fazer s ele não gosta de sair? Por ele desde k descanse no sofá após o horário de trabalho(e nos fins de semana tb) está tudo mto bem… Sinto-me culpada e gostava de fazer programas com ele mas é impossível… se tento, fica mto chateado com a minha "insensibilidade" perante o seu cansaço 8-) :S Será pela diferença de idades? Ele é 16 anos mais velho. Acho mto egoista da parte dele pois eu sou mto nova e ainda n vivi nada ao contrário dele, k já curtiu muito e agora está numa outra fase da vida…

  37. disse:

    Te entendo bem!!!
    Minha ex-namorada terminou comigo por isso, porque eu não queria que ela saísse com um monte de mulher solteira e não admitia quando eu perguntava que horas tinha chegado.

  38. disse:

    Você quer sair na balada com suas amigas?
    Sair para jantar, para ir ao cinema, para ir na casa delas, para passear no shopping, não tem nada de mais… Agora, balada é mais pesado… tenta convidar ele para ir. Tudo tranquilo e numa boa, tentando fazer ele entender que é uma necessidade sua atual.

    Beijos.

  39. disse:

    Poxa passo por isso também, meu marido pode tomar uma cervejinha depois do serviço, agora eu…ai ai chego 10min depois para ver o que eu ouço…é difícil, mas dá para levar na maciota!

  40. disse:

    realmente tem que ter privações, mais acho que tudo moderado

    na minha vida é meio complicado, acho que só tenho liberdade quando estou no meu trabalho rsrsrs
    meu marido é muito chato quanto a isso, karakkaaaaaa
    ele controla até a hora que tenho que tah em casa aff
    se chego um pouquinho atrasada, fica olhando meu pescoço e tal, as vezes acho engraçado, mais as vezes me dá um odioooooo tremendo rsrs
    e quanto a sair, só saimos os dois juntos… é legal mais as vezes sinto falta de sair sozinha, antes de casar, eu ia sempre ao cinema sozinha, PUTZZZ adoro ir ao cinema sozinha rsrsrsrs

    as vezes me sinto sufocada, mais se ainda estou com ele e aceito algumas coisas é pq eu o amo, mais chega um ponto que cansamos… aí é a parte que jogamos tudo pro alto! rsrsrs
    espero naum fazer isso taum cedo rsrs

    bju genteeeeeee :)

  41. disse:

    CancerianoSC … Obrigada :D
    Quero sair na balada com ele!!! Nunca vou sem ele a balada…Mas sinto falta disso… :( faço programas normais do dia-a-dia com as amigas…

  42. disse:

    Sei bem o que é isso.
    Vivi por 7 anos com um homem do tipo machista, que vivia tomando um chopinho após o serviço e tendo eventos de trabalho em que só aviam homens.E sempre nos fins-de-semana estava muito cansado para sair comigo e nossa filha, realmente é uma situação muito difícil.
    Acho que o pior é que terminamos nos acostumando com a situação, por amor e as vezes até medo de ficar sozinhas resolvemos manter o relacionamento.Mas terminamos sufocando e isso não é bom.
    Por isso depois de vários anos resolvi me separar e ter minha liberdade.Admito que não aproveito tanto pq tenho a responsabilidade de ser pai e mãe de minha filha e meu tempo é todo para ela.Mas espero um dia encontrar um homem adequado para mim.
    bj a todas as leitoras.

  43. disse:

    Aí está um medo feminino que não entendo… o tal “MEDO DE FICAR SOZINHA”…

    Mulher não pode mais ter esse medo! Já tem sua independência para poder viver feliz sozinha..

  44. tacylreis disse:

    kikarapha, meu caso é parecido com o seu.
    Mais cansei e agoro estou seguindo o Lema " SE VOCÊ FAZ EU FAÇO TAMBÉM".
    Pois não sou babé dos seus filhos e nem empregada pra esta em casa apenas trabalhando.
    direitos iguais eu também preciso ter vida social..
    estou tendo atitudes, e mostrando a ele que tudo que se faz um dia tem volta….rsrs

    bjs meninas(CL)

  45. disse:

    Lá em casa meu lema é…vc faz??? então eu tbm faço!!!
    Vamos sair???? vem não??? então eu vou sozinha!!!!
    digo que melhorou muito as atitudes dele…antes era egoísta, só ele podis se divertir, estava sempre cansado demais para sair comigo.
    adotei tais medidas e ele começou a reclamar que eu estava me afastando dele, então eu disse que não estava me afastando e sim ele mesmo estava se afastando….hj em dia ele sai junto comigo…rsrsr

  46. disse:

    vivi assim por 22 anos,pior é que ele nao queria saber de trabalhar e ainda queria mandar em mim alem de beber demasiadamente saia e voltava qdo queria,tinha até acostumado pois achava q tinha q ter motivos muito mais fortes p/ me separar,mas resolvi dar um basta e hoje estou feliz sozinha,vou aonde quero ir e qdo encontrar alguem que vale a pena nao vou pensar muito pra ser feliz com ele.
    machista comigo não tem vez…
    bjos a todos(CL)

  47. disse:

    nossa eu estou passando com isso , alem disso ele acha que tem razao e que ele pode td, mas tenho certeza que minha vida vai mudar, preciso gostar mais de mim, sou grata por muitas coisas, porem cansei dessa palhaçada, devo dar um basta!!! eu precisava mesmo dessa materia veio na hora certa!

  48. disse:

    Meu namorado tbm não gosta de deixar eu sair com minha turma,ja acha q estamos indo aprontar mais geralmente tbm ele não sai. no final fica assim:
    ELE NÃO SAI,MAIS TBM NÃO DEIXA EU SAIR.aff…:|

  49. disse:

    MEU MARIDO SEMPRE DEIXOU EU SAIR COM MINHAS AMIGAS, POREM QUANDO COMECEI A QUERER SAIR MAIS VEZES, ELE COMEÇOU A ACHAR RUIM…SEMANA PASSADA IA SAIR COM AMIGAS, TUDO COMBINADO, ACABEI NÃO INDO…ESSA SEMANA ELE VEIO ME DIZER QUE COMBINOU QUE VAI SAIR SEXTA COM AMIGOS, RESPONDI NO ATO! NÃO VAI!SE NÃO POSSO, PQ ELE PODE?!VIROU UM LEÃO…MAIS NÃO VAI!! O COMBINADO NÃO SAI CARO.TO ERRADA??

  50. disse:

    Uma coisa que eu aprendi é que quem muito se abaixa, acaba mostrando a bunda. Homem não respeita mulher submissa. Isso é tão certo quanto 1+1=2.

    Se mulher submissa fosse respeitada e valorizada, as muçulmanas lá no oriente seriam tratadas como deusas. Mas o que a gente ve hoje em dia é exatamente o contrário.

  51. disse:

    Que ninguem e dono de ninguem, isso todos sabemos, mas ha de ter um entendimento. O que não vale é viver no mundo cão. Sair sem o parceiro vez ou outra é muito bom e faz bem, faz nos sentir fora da dependencia.

  52. disse:

    Diretos iguais esse negocio de mulher ficar em casa, cuidando dos filhos e da casa não da né
    Tem que dividir os dois tem o direto de viver e vida e não de vegetar.
    Mulherada não deixe os homens acharem que são os donos do mundo !!!

  53. marines53 disse:

    Acredito que é conversando que en!!tende

  54. disse:

    Direitos iguais rsrs adorei rs

  55. disse:

    Eu tive um namorado que era assim, ele podia tudo, e eu não podia nem olhar para o lado, tanto que ele saia toda sexta e só voltava de madrugada, mas chega uma hora que cansa, depois de quase 5 anos de namoro dei um basta nessa história, decidi que depois de tudo que sofri, nunca mais um homem ia me controlar assim, eu vivia a vida dele e não a minha. Hoje sou casada com uma pessoa totalmente diferente, um ciuminho básico sempre tem, mas nada de ser possesivo.
    Mulherada não podemos deixar os homens dominar, já mudou muito do tempo das nossas avós e mães, mas temos que continuar lutando pra mudar cada vez mais e acabar com o machismo.

  56. disse:

    Já sofri desse mal…é um câncer essa porra! Acaba com suas amizades, tira vantagem das suas idéias, se bobear até te lesa financeiramente. E se vai achando que é o senhor da razão. Na época eu sofri pois não queria terminar, hoje vejo como a relação era boa: só pra ele e péssima, só pra mim. Enfim: livre!

  57. disse:

    Eu tenho isso, meu marido é muito machista, preocupa dimais com o q a familia dele vai pensar e é muito influenciado pelos amigos….Bebi e nao se preocupa comigo…me destrata na frente dos outros… faz desaforos dizendo q eu vivo nas costas dele…eu sofro muito comn isso…e ja pensei varias vezes em me separar….mas tenho medo de tomar decisao e arrepender!
    Bjo

  58. disse:

    meu namorado é mais ou menos assim tbm, e qdo ele para de me ligar eu fico louca, só Deus mesmo p me ajudar não tem só um homem no mundo mas o amo tanto que quero acreditar q seremos felizes um dia.

  59. disse:

    É mesmo machismo, mas esconde um mal caráter que tem medo que façam com ele o que ele faz, ou seja, eles saem sozinhos para ter liberdade de chavecar outras, mas a mulher dele tá em casa fechada no casulo onde ninguém olha e ninguém canta. Homem que é confiável, confia! Tem mais, esses merdinhas que destratam a esposa em público, humilhando e dizendo que elas precisam deles, é só levar um pé na bunda que caem em desespero, porque não sabem viver sozinhos. Quem dera que nós mulheres tivéssemos consciencia da força que temos e nos livrássemos desses idiotas…

  60. disse:

    Nossa, meu namorado é mais ou menos assim. Ele pode tudo e ai de mim se eu fizer alguma coisa…

  61. disse:

    Sou casada a 19 anos e desde que começamos a namorar nunca deixei meu marido mandar em mim, e nunca proibi ele de ir a lugar nenhum, mais se ele sai eu saio também. Se ele tem direito eu também tenho. Quando começamos a namorar só saíamos juntos, até o dia em que disse que ia sair com os colegas e perguntou se podia, eu disse que sim mais que eu iria sair também, eu não sabia pra onde iria, mais ficar em casa jamais…, e saía mesmo, até o dia em que ele não saiu e eu já tinha ido, cheguei tarde a bessa e me diverti muito e ele ficou em casa e revoltado e eu avisei que se ele fosse sair novamente me avisasse para eu marcar com o meu pessoal para sair de novo e ele parou e me levava junto. Nós conversamos muito e queremos o melhor um para o outro, nunca dei motivos para desconfiar de mim e ele sabe que se me trair vai ser uma vez só, porque não o perdoarei e o casamento acaba.

  62. tchuca_MG disse:

    é meu casamento foi parecido. ele saía aprontava um monte e enchia o saco d eu r à faculdade, mas parar de estudar jamais. foram cino anos de inferno na minha vida até o dia que não aguentei mais dei um basta, se le saia e aprontava eu não, se quisesse ficar comigo mudava. não ou falar que tá 100% mas 90 tá. quem sabe, ainda espero s outros 10%… KKKK

  63. disse:

    ESTOU COM A LORENA! É ISSO AÍ!

  64. disse:

    Estou passando por isso no meu relacionamrnto, ele sai de segunda a sexta e quando chega é como se não aconteceu nada. Ele não gosta que eu saia de casa para nada, nem visitar a minha mãe que tem uma doença cronica. Fico muito chateada com essa situação, isso me sufoca. De uns tempos para cá, resolvi bater de frente com ele, dizendo se ele sai eu também saio e isso ele fica revoltado comigo,pois está vendo que estou mudando. Nos finais de semana marco com as minhas amigas, mesmo ele não gostando! Venho pensando em sair desse relacionamento, sei que não vai ser fácil, mas volta arriscar. Não estou feliz ao seu lado e ele sabe disso. Quero ser feliz, ser amada e respeitada, eu mereço!

  65. disse:

    Concordo com a SilvinhaFeliz, acredito que ela só seja Feliz pq estabeleceu as regras do jogo logo no início, pq qudo vamos cedendo por amor, fica muito difícil reverter a situação; o que não quer dizer que seja impossível. Assim como a Tchuca, já tive uma grande evolução…

  66. disse:

    Sou csada há 20 anos e vivia do trabalho pra casa e vice-versa, até q fui pra faculdade, ai virou um inferno, estavamos quase nos separando, eu disse a ele"deixei meus estudos p/ casar c/ vc, hj eu largo o casamento, pelos estudos e recuperar minha vida, os filhos (um casal), estão criados, vc escolhe". Faculdade, experiÊncia de vida, cansaço da rotina,novas amizades, td me fez mudar. Hj qdo ele sai, ele me leva, ou qdo chegar eu não estou em casa e desligo o cel. igual ele fazia comigo em outros tempos, ou não sai comigo e nem deixa eu sair, diz q esta cansado, inventa mil coisas e eu louca pra sair c/ as amigas, dançar (coisa q ele não gosta), chamo pro cinema, tbm não quer, e me mata de raiva pq não vai e nem me deixa ir….. o que faço, vou escondida mesmo e até minha filha me ajuda………triste vida. Em nome da família, da velha educação q esta empreguinada no meu inconsciente, vou levando essa tortura.

  67. bbzinha48 disse:

    PELO QUE LI A DONA DO TÓPICO FUGIU…………………..

  68. disse:

    adorei essa materia!!
    eu terminei o meu relacionamento recentemente por causa desse motivo!!
    ele podia beber com os amigos e eu nem pensar nem de chamar pelo menos uma amiga pra conversamos em casa mesmo fazer algum programa sem sair de casa mesmo, eu nao agoentei minha gente, terminei mesmo! sem do e nem piedade! eu aprendir a gostar e pensar mas mim, e esse nao sei nao! mas acho dificil mudar, bjosssss!!!!!

  69. disse:

    Adorei,ei realmente existe homens assim,mas a falta de tudo é confiança,se ele pode eu também posso,com uma conversinha tudo se resolve,mas existem homens fora do comum já tive um namorado assim e simplismente só eu sair perdendo,mas graças a Deus terminamos e hoje me sinto feliz e satisfeita sozinha.Bjs.

  70. disse:

    estou preocupada…mas no meu caso é um pouquinho diferente…ele sai mais nao liga se eu sair tambem…eu acho isso um pouco estranho…fico meio desconfiada sabe?? como assim eu posso ir na boate sozinha…sei la

  71. disse:

    Amei essa reportagem… estou vivendo uma relação assim! Na verdade, a reportagem foi superficial. Tudo ele pode e eu não e quando reclamo a culpa é sempre minha de tudo de errado que acontece na nossa relação.

  72. disse:

    Oi Ester Vieira! Eu acho que qdo o homem nem liga que a mulher saia sozinha, o jeito é aproveitar para sair com as amigas também! Ir a um barzinho com música ao vivo é muito legal. E vai que de repente, numa dessas saídas vc acaba conhecendo alguém mais interessante que realmente se importe com vc, e que queira sempre a tua companhia … fica a dica.

  73. disse:

    Amei essa reportagem… estou vivendo uma relação assim! Na verdade, a Rosana F. poderia ter ido mais fundo que não correira o risco de exagerar. Tudo ele pode e eu não e, quando reclamo a culpa é sempre minha de tudo de errado que acontece na nossa relação.

  74. disse:

    Achei boa a matéria, meu marido não tem ciúmes, ele sai tb as sextas-feiras, pra tomar uma cervejinha com os amigos ( será ??) e não importa se eu sair sozinha, acontece que tenho dois filhos e fica quase impossível de isso acontecer , mas se acontecer qual o sentido de estarmos juntos, eu saio sozinha, ele também.
    O homem sempre fica mais machista, quando a mulher não tem renda, ou que a renda é bem menor do que dele, aí então em todas as discussão ele sempre está por cima.
    Isso eu já ouvi da boca de um homem.

  75. disse:

    Olha, para ser bem sincera, não aceito essa história de homem sair em plena sexta á noite pra tomar cervejinha com quem quer que seja, gosto de seriedade nos meus relacionamentos, e é claro que sei que é necessário ter seu próprio espaço, mas isso não implica sair sozinho por ai gandaniando… não sou a favor de namorado ficar saidno sozinho de forma alguma! em todos meus relacionamentos tive a sorte de encontrar pessoas que compartilhem da MESMA opinião, quer sair com os amigos??? ir ao um churrasco com eles? ótimo! então vamos os dois juntos, lá vc fica papeando com seus amigos, e eu com as namoradas dos meninos, ao mesmo tempo que interagimos com todos e não nos mantemos afastados, meu namorado e eu somos assim, e nos damos muito bem, além do que acho uma situação no mínimo RIDÍCULA! ele ter total " liberdade" enquanti você fica aprisionada, me desculpe, mas isso é coisa de homem que apronta e não quer que você saiba ( experiencia própria), creio que quando decidimos nos relacionar pra valer, devemos incluir o outro nas nossas atividades, e procurar fazer com que o parceiro interaga com nosso mundo, não gosto de nada dividido, as coisas no meu ponto de vista precisam ser somadas e multiplicadas, esse tipo de homem para mim definitivamente não sereve.. e tenho dito!

  76. ivana kerly disse:

    olha minha opiniao é que todos tem que ter seu espaço e tem que é claro sair juntos porem,esse papo de nao querer deichar o parceiro(a) sair só alegando ciumes e tals nao tá com nada!
    e a pior coisa que tem é a mulher ou homen terminarem suas relaçoes socias por causa de seu compromisso relacionamento é uma soma nao uma divisao

  77. disse:

    A realidade brasileira e bem diferente para as mulheres comparadas com as Londrina.
    Fui casada no Brasil e sofri muito com machismo, isso e coisa de latino mesmo. Hoje sou casada com um ingles que me trata super bem e temos direitos iguais, algumas vezes ele sai com seus amigos e as vezes tambem saio com minhas amigas. Isso e muito natural aqui em Londres.
    A gente tem que ter tempo para passar com os amigos tambem, mas nada de extrapolar e varar a noite na farra. Isso nao faco e nem ele. Mas se eu ou ele temos que trabalhar, nao proibimos o outro de sair ou ir a uma festa.
    Adoro encontrar minhas amigas num fim de tarde e ficamos ate umas 10 ou 11 horas num pub, meu marido em geral fica em casa e me pega na estacao de metro quando volto para casa e sempre com um sorriso, perguntando se me diverti.Quando ele sai para se encontrar com os amigos , ele volta mais ou menos na mesma hora e eu nao me zango por isso. Nem penso em sair de casa porque ele vai sair.Quando ele chega em casa, sempre o recebo com o maior carinho.
    Nao fazemos isso com muita frequencia, talvez uma vez por mes ou menos, isso acontece quando um de nossos amigos programa uma night out.Nao temos que perguntar se podemos ir, apenas comunicar o fato com antecedencia.
    Ele ganha muito mais do que eu e nunca fez disso motivo para me submeter as suas vontades.
    Tenho outras amigas aqui com maridos/namorados ingleses, que tambem nao sao ciumentos e o que vale para o homem,vale para a mulher tambem. Os Britanicos ja passaram por essa fase de machista, isso e coisa do seculo dezenove!
    Mas a coisa muda completamente quando se trata de homens brasileiros, portugueses ou italianos, sao machoes mesmo e haja paciencia e amor para aguentar.

  78. disse:

    Olha eu sei bem o que é isso nesse último FDS por exemplo me aconteceu isso só que dessa vez meu marido passou dos limites e passou o fim de semana inteiro longe de casa com dois amigos.Eu nem acreditei e ainda estou pasma.Amo mto ele e nao quero deixa-lo mais acho que o meu amor começou a acabar .Sou mto nova esse é meu primeiro casamanto na hora nao sabia o que fazer.Ainda estou com ele mais nao caiu a ficha ainda:|:|

  79. disse:

    Nossa vivia uma relação como a da mari a pouco tempo quando terminei pensei q nao ia conseguir viver sem ele mas parei pra lembrar das privações entao estou dando a volta por cima….

  80. disse:

    Concordo plenamente!

  81. disse:

    Lindinhaa ah vida a dois não é assim! E brigar soh machuca … entre em acordo!

  82. disse:

    Amor próprio meninas!!

  83. disse:

    Amor próprio meninas!!

  84. disse:

    querer é poder, mudem meninas !

  85. disse:

    manda esse su namorado plantar batata ele so pensa nele e vc nao esta vivendo ta vegetando vai viver sua vida e ser felis.vc vai sofrer um pouco mas depois vc esguese ele viva a viva nos estamos aqui so de pasaguen por isso eu falo que nao podemos esperdisar os monmentos que deus nos proporsionou.deus quer que sesamos felises,e soltos para nos divertir na medida possivel.entao acorda agora pra vida se deixar pra depois pode ser tarde.e vai ser felis com seu filho,e que sabe com um homem de verdade que te respeita e fas vc felis como vc merece,e que saia com vc e seu filho e deixa vc avontade com suas amigas."viva a vida por que ela e curta"

  86. disse:

    Bom Dia…esta matéria é muito interessante,e quem ja passou por essa situação sabe o quanto dói se sentir em carcere privado..Nós mulheres temos o mal costume de ceder aos apelos de seus companheiros acreditando que ira satisafze-lo e esquecemos que a maior satisfação seja nossa..Eu não digo não faria nada pra agradar..mas em 1º lugar eu qdo se sabe o que quer …eles adoram mandar…mas admiram mulheres que não gostam de obedecer….

  87. Docinho.sp disse:

    Não sei se o pior é quem faz ou quem aceita!
    Tem homens que merecem ser queimados, não?!…
    Rs.

  88. disse:

    Eu passo por situação semelhante, meu marido é machista e ciumento mas diz que não é e o que ainda é pior: ele diz para ele e para qualquer pessoa que a culpada de tudo que acontece entre nós (as brigas e tudo de ruim) sou eu e que ele é o melhor homem do mundo.é realmente muito difícil de se tomar uma decisão de mudança quando se ama de verdade, ele ofende minha família ninguem presta, só ele e dai por diante. minha família toda acha que eu devo me separar mas como disse é muito difícil.
    enfim, torço para vocês meninas, serem mas corajosas do que eu e que sejam realmente muito felizes. Beijos!

  89. carmorlanda disse:

    É horrível!… eu sei como é que é; mas, ainda acho que o dialogo é fundamental.

  90. disse:

    DIREITOS IGUAIS.

  91. disse:

    Isso acontece comigo as vezes, tenho apenas 15 anos e ele 14 anos, pro futuro muito distante ( 21 manos por ai ) pretendemos nos cazar, mas nem sei, porque as vezes se quero sair com as amigas, dependendo da onde vou, ques amigas são, e que roupa irei ele não deixa, em compensação se digo pra ele não ir a uma festa de aniversario, ou apenas sair com os amigos, ele me ignora e vai. E olha que a gente só tem 1 mes de namoro. Mas eu o amo e é isso que realmente intereça. Beijos amigas

  92. disse:

    Eu acredito que tudo é uma questão de submissão… se você deixa ele fazer tudo e aceita que você não pode, ele vai saber que tem controle sobre você.
    Quer resolver? é simples
    Diga NÃO pra ele. Deixa emburrar, gritar, xingar, enfim, eles só fazem isso pq sabem que dá certo, que nós cedemos as suas chantagens
    Ensine ao seu parceiro que vc tem suas opinioes e pronto. Se ele quiser, vá atrás de outra que aceite. Se ele te ama como diz, vai obedecer as regras do jogo… se ele te abandonar, é pq ele nunca te amou, e pra que perder tempo com quem não te ama, certo?
    Eu garanto que dá certo, namoro ha 2 anos e meio e meu namorado é um carneirinho…
    Boa sorte pra vcs, queridas. Confie no seu taco

  93. disse:

    eu sofro muito com isso,ou melhor sofria faz 3 semanas q terminei meu relacionamento de 2 anos e meio,eu era uma pessoa muito diferente do q me tornei hoje,sempre fui muito comunicativa rodiada de amigas,adorava praticar esportes,e por ele me privei d tdo,amigas nao sobraram nenhuma,nao conscigo mais conversar com ninguem q ele nao gostasse nao em sentia bem cm isso, detalhe ele nao gostava q eu conversasse com niguem,o motivo pelo ql eu acabei foi que ele sai a semana inteira com os amigos dele,segunda a segunda,muitas vezes cancelando os nossos encontros por q ia janta com os amigos etc, sem conta q qndo eu qria sair ele nao deixava,nem com minha mae,pq os outros iam dizer oq,ai qndo eu qria sair cm ele,ele me enxia de desculpas para nao aparecer comigo na rua,sempre sonhei em fazer faculdade,estou fazendo mas so pude começar se ele estudasse cmg,e foi o q aconteceu,agressoes fisicas verbais,tdo isso sinceramente nao sei como posso gostar d alguem machista como ele,ainda amo ele por que apezar d tdas as coisas ruins tambem teve coisas boas,e parece q nessas horas q na estamos mais juntos so me veim as coisas boas q vivemos,ele é muito complicado,eu nao podia nem andar na rua muitas vezes eu nao podia passar pelo centro da cidade q estava cheio d gnt sabendo q eu precisava ir na farmacia….agora q nao estamos jutnos ele ainda me cobra q eu to saindo,nosso eu agora me sinto um passarinho fora da gaiola,saio cm minha mae afinal amigas nao tenho mais,pode ser por minha culpa onde chegou a nossa relaçao por eu permitir q minha vida fosse so vivida da maneira q ele qria,se eu colocasse tdo q ele me proibia d fazer isso iria ficr muito comprido,vou tentar dar a volta por cima aproveitar minha familia que esta me dando o maior apoio,pq até deles eu tinha me afastado,pq tdo tinha q ser como ele qria,ele tem o genio muito forte,e eu para evitar brigas aceitava,qro agora cuidar da minha vida,q eu tinha esquecido q tennho uma,e dar a dica q alguns podem mudar,mas dos machistas são poucos que aceitam q tem ciumes e q sao machistas,pra eles , eles que estão certos,eu passei muito tempo tentando mudar isso,e nao concegui,se vc se deparar com uma pssoa q so qr t controlar,deixe passar,ou colok os pingos nos ''i's logo nao deixe passar para nao dar brigas,brigue mesmo pela tuas opinios sempre,nao so as vezes acredite em vc mesma,pq vc tem q ter amor proprio,afinal se vc nao se ama qm vai amar?! uma grande beijo amigas:)

  94. doutora74 disse:

    sou casada há 2 anos e meio, mas estou com meu marido há seis anos e meio; ele sempre soube minhas opinioes a respeito das coisas e falo para ele que os direitos sao iguais; toda semana ela vai tomar cerveja com amigos, e eu tambem vejo minhas amigas, faço cursos, esportes, etc, e olha que temos um filho de 02 aninhos (coisa mais fofa…); ele sabe que nao adianta teimar comigo, entao ele desencanar, mas ja tentou algumas vezes me podar, nao rolou !

  95. disse:

    Concordo com a Th@my. Tem que se impor.
    Principalmente no começo do namoro…direitos iguas, depois ele se acostuma.
    Da certo mesmo

  96. disse:

    Ele saia com as amigas frequentemente, pois moravam proximo a casa dele e eu mais afastada, comecei a ficar chateada pois saiam varias vezes na semana e eles bebiam muito, ele ligava embriagado e sempre brigava comigo. E ele sempre falava que tinhamos de ter vida social, pois bem, um dia ele saiu com as amigas dele resolvi sair com meus amigos tb, ele me ligou e perguntou onde eu estava, eu disse que estava com meus amigos (que ele conhecia todos) e ele disse que tudo bem e desligou.
    No dia seguinte não me atendeu mais, depois foi em casa e terminou o relacionamento de 1 ano e 2 meses, disse que achou falta de respeito eu ter saido com meus amigos e não ter avisado ele.
    E nunca mais eu o vi.
    chato né!

  97. maedovalentin disse:

    Tenho um filho pequeno, e meus programas fora do casamento sempre incluem levá-lo a pracionha, ou brincar com ele, etc. Enquanto meu marido sai pro futebol, toca na noite como tecladista numa banda, e tem seus programinhas com amigos, cervejada, jantas etc. É muito injusto, pois tenho que sempre ficar com nosso filho, e pra gente sair juntos nós dois como casal, não dá pq nao tem que fique com o bebê. Então ele sai, se diverte, e eu fico em casa cuidando do filho… Como fazer pra mudar a situação? Tenho amigas que jogam volei, se reunem em jantas, vao em pizzaria, e ele não gosta dessas coisas, diz que mulher é diferente, o que os outros pensariam de sua mulher sozinha com um monte de mulheres numa pizzaria, sem o marido? Fora que as tarefas da casa são só comigo, ele promete ajudar, e fica só na promessa. sendo que nós dois trabalhamos fora… Já tentei conversar, mas sempre vira em briga. Ta cansando…

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter