Amor na rede social

Saiba como ter um perfil na internet pode afetar seu relacionamento

por Redação

Não há mais como negar que o Facebook é a forma de comunicação da vida moderna. Usamos para nos divertir, saber das novidades, nos informar e falar com amigos – tanto os que estão por perto, como os que estão longe. Mas, como tudo na vida, a comunicação virual tem consequências em vários aspectos da nossa rotina, entre eles, nosso namoro ou casamento.

Vários dos detalhes que estão expostos no seu perfil nas redes sociais são abertos aos seus amigos e não dá para controlar o que os outros vão escrever no seu mural, ou no mural da/o sua/seu namorada/o. Muitas dessas atitudes podem – e provavelmente irão! – gerar crises de ciúme fora da vida virtual. Muita gente insiste em negar isso, mas um estudo feito pelo próprio Facebook em 2009 revelou que a rede tem uma "capacidade única de contribuir para experiênciais de ciúme em relações amorosas".

A terapeuta de casais Jennine Estes afirma que o assunto tem sido bastante debatido em seu consultório, por casais que entram em conflito por conta das atitudes do parceiro dentro da rede social. Tão comum, que o casal Jason e Kelli Krafsky escreveram o livro "Facebook e seu Casamento", falando sobre os desafios de um relacionamento real na vida moderna. "O Facebook nunca é o problema em si. Os comportamentos é que causam os problemas", declara Jennice.

FOTOS: SAIBA QUAIS SÃO AS ATITUDES VIRTUAIS QUE MAIS FEREM OS CASAIS

Já curtiu a página do BOLSA DE MULHER no Facebook?

Leia também:

- Perdeu para a internet – Estudo aponta que 15% das mulheres recém-divorcidas na Inglaterra citam a rede como motivo

- Traição virtual – Sites para amantes estão chegando no país para ajudar as pessoas a "pular a cerca"

- Paquera na internet – Um terço das usuárias de internet já começou namoro através da rede

Ter fotos marcadas com o/a ex: Por mais bem resolvidos que você sejam, nunca é bacana encontrar uma foto do seu amado com a ex na rede, ainda mais marcado apra toda a web saber. E o sentimento é recíproco. Então é educado - e sensato! - desmarcar todas as fotos do seu ex onde você esteja marcada, e apagar as fotos dele do seu álbum.Segredinhos virtuais: O grande problema não é ter segredinhos, e sim que, quando o tal segredo é descoberto, a confiança se perde. Não é legal seu parceiro/a ficar fuçando atrás de "pistas", mas se você não é clara/o o suficiente sobre sua vida na rede social, abre espaço para isso. A dica é nunca escrever ou fazer aquilo que você não quer que seu amado/a veja, e sempre pensar o que você sentiria se fosse ao contrário.Coisas "estranhas" no mural do/a parceiro/a: Quando alguém vê um post que o fez se sentir desconfortável, não deve deixar isso passar em branco. Não perguntar sobre aquilo pode acarretar em uma desconfiança desnecessária, baseada em uma frase sem sentido, que você não está sabendo do contexto. Segundo Jennice, nossas mentes automaticamente "tentam adivinhar o contexto", e acabam "imaginando o pior cenário possível".Algum amigo/a começa a se aproximar demais: "O Facebook permite que as pessoas sejam mais ousadas", explica Kelli, ao falar sobre esse tópico. Jennice afirma que algumas pessoas podem acabar indo longe demais ao postar "mensagens inapropriadas ou em um tom de paquera". Esse é outro assunto sobre o qual o casal deve conversar e chegar à um acordo.O/a ex te pedir amizade: O conselho de Jason e Kelli é bem simples. Negue sempre! Primeiro porque você não sabe quais as intenções da outra pessoa com aquele pedido. E segundo porque, se você não está bem resolvido, acaba criando uma aproximação desnecessária entre você e o/a ex. Jennice sugere que, se a situação surgir, o casal converse sobre aquilo, para deixar as coisas em pratos limpos sempre.
×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter