Amor de primo

Polêmico e rodeado de mitos, mas uma tentação para muitos...

por Redação

Amor à primeira vista, amor de infância, de verão… Todo mundo sempre tem uma boa história para contar, ainda mais quando o namorado ou marido felizardo é alguém da própria família… o primo! Com um misto de excitação, incerteza, drama, proibição e muito tabu, o romance entre primos pode ser, muito mais do que um affair passageiro, amor para a vida toda – aqui mesmo, na vida real, e não só nos filmes e novelas!

Logo o primo?

Na verdade, por muito tempo foi mais do que natural o casamento entre primos. Na Idade Média, nobres e reis preferiam os matrimônios consangüíneos porque assim não teriam que dividir suas riquezas e heranças com outras famílias. Por outro lado, algumas culturas sempre consideraram o casamento entre primos como um modo de assegurar a manutenção dos laços de família.

Em grande parte, o amor entre primos é muito mais romântico quando visto pelo lado da mulher. O homem é mais carnal e geralmente ele se sente apenas seduzido pela prima. É ela que acaba conduzindo o andar da carruagem, da relação

"Na Grécia, meus pais têm dois casais de primos em segundo grau que se casaram entre si. Não houve problema algum, eles já devem ter mais de 40 anos de casados. Entre os gregos, o casamento entre primos mais distantes não é repudiado, não há preconceito em relação a isso. E eu acredito que, quando existe amor verdadeiro, tudo é possível", conta Stela Tsirakis, jornalista. "Acho que meu pai se incomodaria se eu namorasse um primo de primeiro grau, já que, nesse caso, a relação de parentesco é mais próxima", conta Stela.

Omar Saifi, de ascendência libanesa, conta que não é regra, mas costume, se casar com primos. "Na nossa cidade lá no Líbano, que é bem pequena, quase todos são primos uns dos outros. Para começar, meu pai e minha mãe são e eu conheci a minha esposa, que é minha prima, lá no Líbano. Apesar de ela ser brasileira, foi educada dentro da nossa cultura, portanto nunca tivemos problemas com isso e, hoje, depois de 10 anos de casados, ainda vivemos uma lua-de-mel", diz Omar. No entanto, na cultura ocidental cristã, essa união não é bem vista – seja qual for o grau de parentesco – e precisa até da autorização de um bispo para ser concretizada perante a Igreja.

De acordo com psicólogos, o fato é que quando um sentimento começa a nascer dentro de nós, ele não escolhe hora, lugar e muito menos a pessoa. Pois é, o cupido não é tão certeiro assim e pode acabar flechando alguém da família. De acordo com o psicólogo e psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade, os primos são parentes fora do núcleo familiar próximo e, por isso, muitas vezes acabam não sendo percebidos como família imediata.

Intimidade é tudo

"O primo é, sim, próximo, no entanto, não é sentido como tal na família, passando à prima a impressão de que está plenamente disponível para um relacionamento amoroso, inclusive sexual. E vice-versa", explica Oswaldo. Para a psicóloga Adriana Falcão, o primo às vezes é como um amigo ou vizinho que pode muito bem ser visto pela mulher, pela prima, como um homem atraente. "A própria família acaba diferenciando esse olhar que a mulher tem sobre o primo e que ele tem sobre a prima", acrescenta Adriana. Ela explica que, em família, é normal primos e primas serem elogiados, o que faz com que criem respeito e admiração um pelo outro, ainda mais se foram criados próximos desde cedo.

Aí pronto: férias no sítio da tia, Natal na casa da avó, festinhas de fim de ano… Um prato cheio para a intimidade. "Dormindo sob o mesmo teto, tudo se torna mais fácil… e até aí sem interdições, sem preocupações dos pais. Afinal, são primos", diz Oswaldo Rodrigues. "Acho que alguém próximo a gente já conhece bem, então fica mais fácil se aproximar ainda mais", opina Omar Saifi.

Foi assim com Débora Paiva*, professora, que já viveu um amor de primo na adolescência e, por coincidência ou não, é filha de primos em primeiro grau. "Sempre achei meu primo bonito e amigo, desde criança. Até que num réveillon fomos todos viajar – meus pais, avós, tios… Na noite da virada, meus primos e eu fomos para uma outra praia. Bebemos, rimos e, na volta para o hotel, esse meu primo pegou minha mão. Na hora não entendi, mas permiti", lembra Débora. "E foi na escada do hotel que rolou o primeiro beijo", conta.

Dramas e alegrias

Com um quê de proibido, o romance entre parentes é mesmo digno de Romeu e Julieta. "Tudo que é proibido é mais gostoso, não é mesmo?", indaga a psicóloga Adriana Falcão. Para a professora Débora Paiva, a princípio sim, mas ela conta que precisou enfrentar muitos dilemas com a consciência durante os dois anos em que se relacionou com o primo sem que os pais soubessem. "Várias vezes tentei me enganar, fingindo que aquele sentimento por ele não existia. Eu não conseguia entender como podia gostar do meu primo, com quem brinquei e briguei tantas vezes", desabafa Débora. Ela confessa que, quando eles transaram pela primeira vez, houve um sentimento de culpa muito grande.

"E ainda tinha meus pais, que já são primos em primeiro grau. Eu sabia que a família jamais aceitaria um romance desses pela segunda vez. Quem sabia do namoro dizia que não ia dar certo. Fui muito julgada, tudo ia contra, até mesmo a minha própria consciência", afirma Débora. Até que um belo dia o primo da professora apareceu com uma namorada. Hoje, Débora – que também namora – e o primo são apenas amigos.

Com Anne Lise Gonçalvez foi diferente. A dona de casa foi parar no altar. Ela se casou com o primo após uma longa espera que, segundo ela, foi coisa do destino. "Eu e ele nos conhecemos desde sempre, morávamos no mesmo bairro, até que ele foi passar quatro meses fora do Brasil", conta Anne Lise, que nem conseguiu ir na despedida do primo de tão balançada que estava. "Mas, quando ele voltou, não nos desgrudamos mais e percebi que algo havia mudado". Logo começaram a namorar e, para a surpresa do primo, Anne Lise era virgem. "Ele ficou surpreso, porque sempre fui muito namoradeira e bem maluquinha", diz Anne Lise, que teve a primeira relação sexual com o primo. "Em 2000, nos casamos", lembra a moça, feliz.

Embarreirados

Enquanto para algumas é fácil lidar com o amor de primo, outras precisam enfrentar muitas barreiras. O primeiro obstáculo, e também o principal, é mesmo a família. "É preciso ir com calma e na base de muita conversa. É assim em todo relacionamento humano. Se a família for contra, descubra o porquê dessa postura e aja em cima disso", aconselha a psicóloga Adriana Falcão, que emenda um segundo conselho: "Se a família for contra simplesmente por serem parentes, mostre que, justamente porque vocês são muito próximos e se conhecem muito bem, pode dar certo".

No início pode parecer difícil tia virar sogra e sobrinha virar nora, mas, segundo a psicóloga, a família vai aprendendo a se posicionar de acordo com a situação. "É preciso, é claro, tempo e paciência", ressalta Adriana Falcão. Afinal, "quando a gente casa, seja com parente ou não, nos casamos com a família inteira!", brinca Omar Saifi. "E isso é fundamental para evitar futuras dores de cabeça", acredita Omar.

Não se esqueça, também, de manter os pés no chão. De acordo com o psicólogo Oswaldo Rodrigues, não é porque vocês são primos que vai dar certo. "A intimidade, fortalecida por serem parentes, produz a sensação de que o namoro tem mais emoções e a aparência de ser mais intenso", esclarece Oswaldo. Adriana Falcão completa: "Em grande parte, o amor entre primos é muito mais romântico quando visto pelo lado da mulher. O homem é mais carnal e geralmente ele se sente apenas seduzido pela prima. É ela que acaba conduzindo o andar da carruagem, da relação".

O que a ciência diz

Se não é a família que não arreda pé por achar que primos foram feitos para serem apenas parentes e, no máximo, amigos, por outro lado o empecilho para a relação pode ser a ciência. "Quando minha mãe descobriu, mais tarde, que eu estava tendo um relacionamento com o meu primo, ela fez questão de deixar claro que essa história não poderia ficar mais séria. O medo maior era se algum dia chegássemos a ter filhos", conta a professora Débora Paiva.

O risco de doenças e má formação genética sempre foi um entrave para a união entre primos. Mas, afinal, os riscos são mesmo maiores? A resposta é sim. De acordo com o geneticista Walter Pinto Júnior, um casal não consangüíneo enfrenta o risco de 1,5% a 2% de ter um filho com má formação ou algum tipo de doença metabólica ou fisiológica, como a surdez. Mas o risco sobe para 10% quando o casal é de primos em primeiro grau. "Quanto mais próximos na escala de parentesco, maior o risco. Se forem primos em segundo grau, o risco cai, se forem de terceiro grau, cai mais ainda e assim por diante", explica o geneticista.

"Não se pode dizer, porém, que a ciência é um empecilho para a união entre primos", afirma Walter Pinto. O geneticista conta que o casamento entre primos já foi, inclusive, um recurso seletivo da natureza. "Nasceram – e nascem – crianças imperfeitas, mas os genes melhores foram – e vão – sobrevivendo. Tomemos Einstein como exemplo: ele foi fruto de várias gerações de casamentos consangüíneos e os seus irmãos também eram perfeitos", revela o geneticista. Ele afirma que para quem quer ter filhos com o primo, o importante é fazer um acompanhamento genético minucioso assim que a decisão for tomada, além de seguir algumas recomendações.

A dona de casa Anne Lise Gonçalvez é um exemplo vivo de superação: ela descobriu, em março do ano passado, que estava grávida do marido, o primo, mas acabou perdendo o bebê. "Não deixamos a peteca cair e em dezembro do mesmo ano eu já estava grávida novamente. Faltam mais ou menos uns 20 dias para o nosso bebê chegar, estou numa gravidez 100% segura", alegra-se Anne Lise.

Final feliz?

De fato, amor de primo pode envolver algumas barreiras nem sempre comuns a todos os casais, mas é mito dizer que a relação entre primos tem mais chances de dar certo do que uma relação entre pessoas que não são parentes. "O que configura a relação é o próprio casal. Ele é quem decide se vai lutar ou não pelo relacionamento, porque não adianta travar uma luta de uma só pessoa. Os dois têm que entrar de cabeça na história que estão construindo, assim como deve ser em qualquer relação", afirma Adriana Falcão.

Segundo Oswaldo Rodrigues, o importante é saber lidar com a frustração, porque não é o ‘sim' da família que irá garantir o final feliz dos contos de fada. Ele conta que namoro ou casamento entre primos tem tantos problemas quanto com estranhos, mesmo que a princípio se possa dizer que ‘existe muita coisa em comum'. "Preferências semelhantes e gostos iguais podem facilitar alguns relacionamentos, mas de maneira alguma são, por si só, a base de um relacionamento duradouro e certeiro", alerta o psicólogo.

Se não der certo, com certeza muita coisa boa fica. "Tenho uma admiração absurda pelo meu primo, sinto muito carinho por ele e tenho certeza de que ele foi um exemplo para mim. Hoje, namoro um homem muito parecido com ele, tanto fisicamente quanto no que diz respeito à personalidade", afirma Débora Paiva.

E se der certo, mais uma prova de que, apesar de nem sempre percebido como natural, amor de primo é, de qualquer forma, amor. E viva o nobre sentimento! Porque o importante, no final das contas, é ser feliz.

* o nome foi trocado a pedido da entrevistada

Comentários

  1. disse:

    a nem eu tinha escrito uma mensagem bem legal mas ai tive que desligar o pc e ela apagou,foi mau mas num digitar tudo de novo mas o final é que meus pais são primos de primero grau incluse ontem completou 20 anos que els estão juntos e graças a Deus eu e meus dois irmãos nascemos perfeitos!! :) )

  2. tyfani disse:

    amor de primo nao existe meu bem…é uma atracao!!!!!!!!!

  3. disse:

    Desculpe discordar de alguem, mas acredito fielmente em amor de primos, pq o sentimento de AMOR não muda de significado só pq sãop primos. AMOR É AMOR em qualquer relação, o fato de serem primos não quer dize que seja
    apenas atração, se vc tive com o coraçao aberto paea deixar o amor entrar, ele entra e v será mt feliz.
    Meu namorado é meu primo de primeiro grau e estamos completamete apaixonados, a paixão é o passo principal para o AMOR. Se eu não acreditar no Amor entre primos, estaria totalmente frustada em relaçao ao meu relacionamento.
    Amor épara aqueles q acreditam nele. EU ACREDITO.
    :D :D :D (L) (L) (L)

  4. disse:

    Amor de primo? Eu aposto e acredito nessa relação. Primeiro porque o que importa em um relacionamento é se existe um sentimento verdadeiro. E segundo porque o grande amor de minha vida é o meu primo, temos quase quatro anos de namoro, fomos amigos a quatro anos e depois percebemos que nos amávamos. O interessante é que estamos vendo cada dia este amor crescer, temos cumplicidade e fidelidade um para com o outro, não temos problemas com nossas famílias, talvez também por sermos primos de terceiro grau. E estamos já planejando o nosso casamento que se Deus quiser será em breve. Não posso concordar com quem diz que amor de primo não exite, quando tenho certeza que este primo especial, foi colocado com muito carinho por Deus na minha vida, afinal ele é o meu grande amor, e somos felizes de verdade!!

  5. liliangia disse:

    Concordo Amor é amor não importa de quem para quem..se é amor !!!
    Sejam felizes com seus primos… pena que os meus nenhum fazem meu tipo…srsrsrs

  6. disse:

    Está sozinho (a) essa noite?

    Encontre alguem para fooder hoje mesmo !!!
    O CADASTRO É GRATIS !!

    [url] http://www.filmesquentes.com/amigos [/url]

    Entre e encontre alguem da sua cidade para
    um encontro ainda hoje! não perca tempo!
    [B]O Cadastro É GRATIS !![/B]

    [url] http://www.filmesquentes.com/amigos [/url]

    O Maior portal GRATUITO de Sexo do Brasil !

    Um oferecimento:
    [url] http://www.filmesquentes.com [/url]

  7. disse:

    Amor entre primos existe sim eu sou a maior prova, Namoro um primo meu a 3 anos AMO ele , vivemos muitas aventuras juntos, nao tenho duvida alguma q é apenas atração…entre eu e ele é AMOR de verdade! Se alguem namora um primo desejo felicidades pra vcs e nunca desistam de um sonho. Sigam em frente!!!

    abraços.

  8. disse:

    olá…

    o amor é mesmo s/ explicação!!

    eu namoro meu primo a 1 ano e 7 meses, e agnte se ama muito…
    tenho certeza d q é minha alma gêmea!!

    nunka desistam d alguém q amem por motivo algum… ainda + por um motivo tão bobo como o simples fato de ser seu primo!!!

    bjooooooo 8-)

  9. disse:

    Meus pais são primos de primeiro grau, e é o casal mais apaixonado que eu já vi, nunca tiveram problemas, a família sempre aceitou na boa.

  10. disse:

    BOM NÃO SEI SE É AMOR..MAS QUE ROLA A QUIMICA ROLA..MAS NÃO POR SER PRIMO E SIM POR CARINHO OU ALGO QUE A PESSOA DEMONSTRA INDEPENDENTE DO PARENTES OU NÃO…COMIGO FOI ASSIM EU FICO AS VEZES COM MEU PRIMO MAIS NÃO SOMENTE POR ATRAÇÃO E SIM POR ELE SER UM CARA SUPER ESPECIAL QUE ME FAZ BEM…
    Se um dia eu vou namorar ele? não sei pois minha familia eh terrivelmente contra, e lutar a favor disso seria mto dificil…mas por enquanto estou vivendo essa “louka paixão” e deixando rolar…
    :D

  11. disse:

    olha eu acretido sim !!!!!!!!!! eu amo meu primo ha 2 anos e meio e ele aninda nao sabe

  12. disse:

    Olá! Quero dizer que gosto muito das matérias que vcs escrevem, muito boas.
    Então na verdade resolvi escrever pois já namorei um primo meu, por quatro anos e foi bom, como em todas as relações
    existem seus problemas. O que acontece é que acho que ele não teve a maturidade necessária para encarar o
    relacionamento. A família na verdade não foi um obstáculo, não eram todos a favor mas também não faziam nada para
    atrapalhar. Ele saia muito me deixava em casa sozinha, por que eu morava na casa dele então sabia de tudo que
    ele fazia, e inclusive que ele me traía, mas chega uma hora que não dá mas a gente não aguenta.
    Bom, hoje tenho um namorado muito fofo, que nos damos bem e até pensamos em algo mas sério.
    Beijos pra vcs e amei a matéria. :>

  13. disse:

    Desculpe, mas tenho que discordar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Já senti atração por primos, e hoje descubri que aquilo era uma fantasia “um principe encanto”de criança, mas agora sou noiva do meu primo (2º grau) e sinto realmente um amor muito forte por ele “meu principe mesmo” e pretendedo casar-me com ele. Me sinto muito amada hoje e já fazem 4 anos que estamos juntos e a cada dia eu o amo mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (L) :D

  14. disse:

    bom , ja fiquei com o meu primo varias vezes ja te cheguei namora-lo , mas pra falar a verdade nem sei o q eu sinto realmente por ele se e um amorico ou ilusao!!!!!!!!!!!mas seja o q Deus quiser !!!!!!!!!

  15. disse:

    Amor de primo não pode ser amor verdadeiro, acho que é pela facilidade de a gente ficar juntos e tb o proibido, que atrai muito. Já transei com um primo, não sou santa, foi muito bom, o medo de sermos pegos no banheiro da casa dele, o tesão louco… :$ mas eramos jovens, nunca mais repeti e jamais repetirei. Contudo, “O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE”…. (L)

  16. disse:

    SO POSSO DIZER QUE AMOR DE PRIMO É PARA SEMPRE, VC NUNCA ESQUECE PASSE O TEMPO QUE PASSAR, É MUITO FORTE E POR MAIS QUE TENTE ESQUECER OU COLOCAR OUTRO ALGUEM NO LUGAR, A VERDADE É QUE ´E IMPOSSIVEL DE ESQUECER, É ALGO QUE ESTA NO SANGUE, QUE CORRE PELAS VEIAS E NÃO TEM COMO SE LIVRAR DELE.

  17. disse:

    [B]Amiga[/B] , na minha opinião AMOR de primo eh como qualque outro relacionamento… eu posso t confirmar isto, pois estou junta com meu primo a 2 anos… e esse amor nunca vai acabar… :D

  18. disse:

    Namoro meu primo de 1º grau háquase um ano e somos mt felizes e tb acredito que amor de primo a gente nunk esquec,pois nunk esqucerei esse amor.

  19. disse:

    Desculpe por quase ressucitar o tópico, mas resolvi procurar opniões em sites de discussões na internet, e o bolsa de mulher possui ótimos artigos sobre relacionamentos. Apesar de ser homem (É verdade, admito. Mas acho que sempre faz bem o esforço pra entender o sexo oposto) achei muito interessante o artigo. Na verdade, estou iniciando agora um relacionamento sério com uma prima. Somos primos de segundo ou até terceiro grau. Estava procupado com tabus, genética, enfim, todos os dilemas. Cheguei a conclusão que no meu caso, de repente a família seja o maior obstáculo. Mas acho que não será um bicho de sete cabeças. Nos adoramos, temos muito respeito e admiração de um pelo outro, sentimos atração, carinho, realmente estamos apaixonados. Vamos tentar e nos esforçar pra dar certo. Tenho muita esperança que minha família entenda. Afinal, eles a conhecem bem, e sabem como ela é.

  20. disse:

    Desculpe por quase ressucitar o tópico, mas resolvi procurar opniões em sites de discussões na internet, e o bolsa de mulher possui ótimos artigos sobre relacionamentos. Apesar de ser homem (É verdade, admito. Mas acho que sempre faz bem o esforço pra entender o sexo oposto) achei muito interessante o artigo. Na verdade, estou iniciando agora um relacionamento sério com uma prima. Somos primos de segundo ou até terceiro grau. Estava procupado com tabus, genética, enfim, todos os dilemas. Cheguei a conclusão que no meu caso, de repente a família seja o maior obstáculo. Mas acho que não será um bicho de sete cabeças. Nos adoramos, temos muito respeito e admiração de um pelo outro, sentimos atração, carinho, realmente estamos apaixonados. Vamos tentar e nos esforçar pra dar certo. Tenho muita esperança que minha família entenda. Afinal, eles a conhecem bem, e sabem como ela é.

  21. disse:

    Olá pessoal, tenho 22 anos e minha prima tem 23, crescemos juntos e desde q me entendo por gente eu sou louco por ela.. a gente ja ficou várias vezes um com o outro, mas sempre escondido e isso aconteceu entre nossos 14 15 anos e ela sempre dizia q me amava.. depois paramos de ficar mas ainda continuo gostando dela e ela me disse neste ano de 2010 q amor de primo é pra sempre, ela disse em um tom de brincadeira e por isso n sei se é isso mesmo q ela acha.. a gente sempre q se ver se abraça forte como se tivesse com muita saudade mesmo e sempre tem um beijinho no canto da boca, confesso q tenho q me conter pra n dar um beijo na boca dela e sinto que ela também tem vontade… hoje 02/04/2010 falei tomei coragem e falei pra ela tudo q sinto, mas ela sempre tentava mudar de assunto, pedia pra parar de falar sobre esse assunto com ela pq ela se sentia incomodada pelo fato da gente ser primos..fiquei muito triste..a gente vive trocando olhares, ela sempre dar um sorrizinho pra mim quando a gente se olha, ela sempre diz q se a gente n fosse primos ela casaria comigo, quando a gente se ver a gente fica juntos o tempo todo, …queria opiniões de pessoas que entendem sobre isso o que devo fazer…será q ela gosta de mim e não fala por ser evangélica? (igreja maranata) ou será q n gosta de mim mesmo?:,(=((

  22. disse:

    Bom Dia !
    Gostaria de me informar sobre a relação de primo.

    Tenho 17 anos, quase 18, minha prima tem 22 anos , desde pquenos que somos proximo um do outro, somos primos de primeiro grau, porém, ja tem um bom tempo que agente vem ficando escondido ela tinha um namorado e eu também tinha uma namorada, ela terminou com o namorado dela para ficar comigo e eu terminei para ficar com ela , porém , não sabemos como chegar para familia para flar .
    Todos estão desconfiados já, m inha vó falou : " isso vai terminar em namoro, Ela é apaixonada por você e você é apaixonado por ela " minhas tias ja estão desconfiando, a mãe dela também , porem não sei como chegar para flar . eu amo muito ela e ela me ama muito, porém não sabemos como exclarecer esse problema , queremos muito ficar juntos.
    agradeço.

  23. disse:

    Eu amo minha prima tenho 17 anos e ela tbém e depois de muitos anos estamos juntos com apoio de toda familia eo principal que é nosso pais.
    lute pelo o que vc quer.

  24. disse:

    Isso é mais comum do que se imagina.. na minfa família tb ja aconteceu um namorinho entre primos.
    Se ja estao todos desconfiando, nao tem pq ter medo de contar, isso ja é esperado…
    Aja naturalmente, conte p/ seus pais e ela faça o mesmo. O resto da família vai sabendo aos poucos. Vcs nao precisam dar nenhum “comunicado oficial”… rs…

  25. disse:

    vc quer, ela quer. Cadê o problema?

  26. pmbr disse:

    Amigo vá enfrente se realmente vcs se amam não a nada para atrapalhar,siga o seu (L)e seja feliz…

    bjim e boa sorte…:D

  27. disse:

    Tudo normal! Se um dia voces se casarem, façam o teste de compatibilidade antes de terem filhos, Continuem felizes!

  28. disse:

    Que babado! Não me imagino apaixonada por um primo, são como irmãos.

    Mas sei de histórias como a sua.

    O jeito é chegar para a família e abrir o jogo. Não tem outra saída. Boa sorte, Bjos!

  29. disse:

    Tenho um primo de terceiro grau, sou apaixonada por ele, mas não quero admitir.
    Amo falar com ele, ele é muito gente boa, bonito e eu não to conseguindo resistir mais.
    Eu respondo toda hora que a gente é primo e não pode ficar, mas eu acho que ainda vou acabar ficando com ele.

    Um beijo gente!(L)

  30. disse:

    Eu quero dizer que sou apaixonado pela minha prima… Já faz um bom tempo que estamos juntos.E quero que ela saiba que eu há amo verdadeiramente! Meus tios e pais não sabem! e Todos os dias enfrentamos lutas e sei que vai aver um final feliz nessa história nossa!
    Pq eu amo vc L e nunca vou te deixa vc e o amor da minha vida! quero ter filhos com vc"! Nós vamos ser muito felizes! Onde á luta á vitória!
    Quero que saiba que eu te amo… E espero que nos venha viver até os 100 ano.. Pq vamos públicar o nosso livro sobre primos as lutas que passam te amo

  31. acebela30 disse:

    CRedo!!!!!!!!

    É pecado kkkkkkkkkk

  32. acebela30 disse:

    CRedo!!!!!!!!

    É pecado kkkkkkkkkk

  33. de_camargo disse:

    Casamento entre primo pode gerar crianças deficientes.

  34. FFlorzinhaDF disse:

    Minha irmã e casada com o primo e graças a Deus os 3 filhos deles são perfeitos. Quando Deus une tudo fica perfeito. :D

  35. piguinho disse:

    Minha irmã é casada com primo, tem um filho de 10 anos a coisa meis linda!
    minha família toda sempre aceitou, eles formam um casal lindoo.

  36. disse:

    Eu quero dizer que sou apaixonado pela minha prima… Já faz um bom tempo que estamos juntos.E quero que ela saiba que eu há amo verdadeiramente! Meus tios e pais não sabem! e Todos os dias enfrentamos lutas e sei que vai aver um final feliz nessa história nossa!
    Pq eu amo vc L e nunca vou te deixa vc e o amor da minha vida! quero ter filhos com vc"! Nós vamos ser muito felizes! Onde á luta á vitória!
    Quero que saiba que eu te amo… E espero que nos venha viver até os 100 ano.. Pq vamos públicar o nosso livro sobre primos as lutas que passam… te amo
    A minha tia já desconfia mais não podemos contar ainda pq samos novos ainda eu tenho 17 e ela tem 14 vai fazer 15! Ele me ama e tbem amo ela! que ficar com ela, msm se ninguem vier nós apoiar! Obrigado :D

  37. ticiajvth disse:

    Se vcs se amam eu acho q nem precisam do aval de ninguém para ficar juntos!
    Mas q tal fazer um churrasco e chamar seus pais e os pais dela e contar tudo!?
    Pode dar certo!!!
    Sejam felizes e se amem cada vez mais!!!(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)

  38. Camilli_leonina disse:

    Meus primos são como meus irmãos, fui criada assim. Acho isso muito estranho, ficar com um parente tão próximo.

    E lembre-se de consultar um geneticista antes de fazer filho.

  39. Aline.30 disse:

    Camilli !! Também fui criada assim, considero como irmãos !!

  40. Aline.30 disse:

    Sinceramente, esse negócio de os filhos gerados por parentes próximos terem chances de nascerem com problemas eu acredito que seja mito, eu conheço vários desses casos, aqui mesmo tem um monte, e nunca vi nascer com problemas …

    Tenho uma colega que é a filha caçula da família e se casou e teve filho com o sobrinho (filho da irmã mais velha dela ) … que rolo né … a irmã dela é a própria sogra …

  41. donachiquitta disse:

    QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!! TÓPICO VELHO MAS O QUE VALE É O AMOR QUE ELES TEM UM PELO OUTRO….TOMARA QUE ELES JÁ ESTEJAM JUNTOS SE AMANDO….E FELIZES…

  42. Aline.30 disse:

    não acredito que respondi esse tópico antigo

  43. disse:

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FSB de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS

  44. disse:

    Eu sempre amei meu primo. desde pequena. e ainda o amo.
    tinhamos uma relação de irmãos, ele me via como irmã, nem desconfiava do que eu sentia.Moramos juntos em duas ocasioes: quando ele veio fazer o colegial aqui na minha cidade, morou na minha casa, com minha família e quando eu entrei pra faculdade, morei na casa dele, com a familia dele…
    Eu demonstrava ciume das namoradas dele, mas era só… Vi ele crescer. Se tornar o homem mais lindo que já vi. O desejava…
    nunca falei nada.
    nunca vivi esse amor
    e me arrependo porque, por mais que eu tenha tido namorados, ficantes… (e amo meu namorado atual tbm) jamais saberei o que é viver um amor incondicional…
    o pior é que quando ele sofreu o acidente (fatal) mexendo nas coisas dele eu descobri uma carta, pra mim, que ele nunca me entregou… dizendo quando e como deixou de me ver como a irmãzinha e passou a me ver como mulher. E ele se sentia culpado por isso… não arriscamos e a vida fez questão absoluta de provar pra mim que não espera para sempre…
    Me arrependo amargamente de nunca ter enfrentado tudo e todos (inclusive nós mesmos)por ele.

  45. disse:

    O GALERA TEM 10 MESE QUE TO COM MINHA PRIMA E SEI QUE SE EU FALA AGORA PRO MEUS PAIS E PROS PAIS DELA ELES NÃO VAO DEIXA! COMO JÁ FALEI ELA TEM 14 ANOS VAI FAZER 15 E EU TENHO 17!
    OQ VCS ACHAM ME DE CONSELHOS, PRECISO PRA RENOVAR NOSSA FORÇA!
    EU E ELA NOS AMAMOS DE VERDADE! SÓ QUEM SABE E EU E ELA NINGUEM MAIS SABE DE NADA NEM AMIGO E NEM PARENTE SÓ NOIS DOIS! E AGORA QUE ACHEI ESSE SITE QUE SABER OQ VCS FARIAM NO MEU LUGAR E ME DE CONSELHOS DE TUDO! AGRADEÇO DESDE JÁ

  46. disse:

    Olá meu nome é melissa e tenho 16 anos e ja namoro a 2 ano meu primo que tem 22 anos, eu amo muito ele e ele me ama muito .
    agora ta muito dificil esconder nosso relacionamento, mais tenho medo dos meu pais do que eles podem fazer, e dos pais deles
    o que eu faço para que meus pais e os pais deles aceitarem nosso relacionamento

    beijoos melissa.

  47. disse:

    Como desenterraram este tópico e acabei achando, então respondo também:

    Não vejo problema nisto. Já namorei com um primo, porém era de segundo grau. A mãe dele (minha prima), ficou louca quando soube, era p/ser escondido, porque já esperávamos a reação dela, porém ela acabou descobrindo, pois ele estava indo muito em minha casa, e minha mãe linguaruda acabou dando com a língua nos dentes. Minha prima ficou uma fera; ainda assim continuamos por mais um tempo, mas como ele tivera apenas 17 anos (eu já tivera 22, 23)… a mãe dele conseguiu nos afastar, de tanto nos torrar o saco. Nuss!! Foi uma de minhas maiores paixões! Mas quando o vejo hoje, penso: “credo… como pude gostar disto!!” Hahahah… é um lourão, saradão… típico geminiano, mas não combina comigo em muitas coisas, somos muito diferentes. Acho que mesmo que a mãe dele tivesse aprovado, não teria dado certo futuramente, e ainda bem que não deu! rsrss

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter